sexta-feira, abril 17, 2009

O video amordaçado

A TVI começou agora um programa orientado por Constança Cunha e Sá, tendo como convidados José Manuel Fernandes, director do Público e António Ribeiro Ferreira, jornalista, para além da jornalista da TVI que tem acompanhado o caso Freeport.
O programa é sobre o video que a TVI passou antes, no jornal de Sexta.

José Manuel Fernandes ( JMF) refere que o video traz elementos novos que não conhecia. Adivinho que sejam as referências ao Partido...claro, acaba por dizer. Achando ainda que a principal pista não era essa. E cita um nome: Filipe Batista. Fica aqui a constar. Foi do gabinete de José S. enquanto este era ministro. Passou a Inspector do Ambiente e actualmente volta a assessor discreto do actual primeiro-ministro. Prepara-lhe as reuniões. Foi levado por...Isaltino Morais, esclarece JMF.
Grandes revelações!

Todos discutem a (in)validade do video como meio de prova e concordam em reconhecer a utilidade no seu visionamento.
Todos citam o desinteresse de Cândida de Almeida em visionar o mesmo...e o insólito de tal declaração publicamente assumida.

JMF acaba por dizer que o PM poderia disponibilizar todas as contas bancárias, para consulta pública. Pois poder, podia...se pudesse. Aliás, essa possibilidade torna-se óbvia e resolveria o problema. Mas será que resolvia?

E falam agora na investigação que se arrasta e com previsão de arrastamento. Citam o envio de 25 volumes que estão a chegar de Inglaterra, por causa do mesmo assunto e o tempo que demorará a catalogar, traduzir etc etc. Vários meses, segundo alvitram.
E Ribeiro Ferreira toca na ferida aberta: O PSD não se incomoda porque tem o caso BPN e o Dias Loureiro. O CDS tem os submarinos e o Portucale. O PS está a braços com o Freeport e por isso toda a gente política se reserva. Provavelmente será esta a perspectiva correcta para se analisar politicamente os casos.


17 comentários:

Anónimo disse...

Pois, mas acontece que o senhor Dias Loureiro não é PM, é um ministro de há dez anos. É aí que a porca torce o rabo!

Karocha disse...

José
Os blogs do Dr. José António Barreiros foram todos removidos, não está nem um,soube por um comentário,no blog do João Gonçalves,portugaldospequeninos!

CENSURA????

Neo disse...

Flash,isso de facto é relevante para nós,mas para eles há a bomba H que é o financiamento ilegal dos partidos!
Quando e se se procurar o rasto desses milhões...

Mani Pulite disse...

Sócrates só tem duas alternativas.Ou apresenta na Segunda-Feira uma queixa-crime contra Smith e Cabral acompanhada de um substancial pedido de indemnização ou,se não o fizer,reconhece implicitamente que o que estes afirmam no DVD é verdade e na Terça-Feira apresenta o seu pedido de demissão ao Sr.Presidente da República.

Waco disse...

josé,

menciona PSD/BPN, CDS/Portucale, PS/Freeport.

Mas poderia continuar: PCP/Nova Setúbal, BE/Cabo-Verde?

Eu não sei, estou só a perguntar.

Karocha disse...

BE/Cabo-Verde!!!!!!!!

Unknown disse...

"Provavelmente será esta a perspectiva correcta para se analisar politicamente os casos." Das muitas coisas certeiras que aqui foram escritas, esta merece particular destaque.

Rebel disse...

Mani Pulite:
Peço-lhe desculpa, mas parece-me estar a laborar sobre premissas falsas. As alternativas que vê só são aplicadas a gente honrada em países civilizados, o que não me parece ser o caso!

Rebel disse...

Por outro lado, o Senhor Presidente da República é capaz de não estar interessado nisso. O seu passado como PM não lho permitirá. Depois o que haveria de fazer do seu Conselheiro de Estado e amigo?

andrecruzzzz disse...

qual foi o caso be/cabo verde?
estou curiosissimo..nunca ouvi falar

andrecruzzzz disse...

qual foi o caso be/cabo verde?
estou curiosissimo..nunca ouvi falar

andrecruzzzz disse...

qual foi o caso be/cabo verde?
estou curiosissimo..nunca ouvi falar

Waco disse...

Eu não sei, apenas pergunto.

Quem faz escutas, quem faz 'jornalismo de investigação', etc., é que devia informar os cidadãos.

Ou será que o BE, e seus dirigentes, são protegidos?

Outra pergunta: alguém sabe se o BE alguma vez foi financiado pelo BCP?

Será dinheiro sujo ou limpo, seguindo a linha de raciocínio dos seus dirigentes, quando se pronunciam sobre bancos, etc.?

Karocha disse...

VML

Assim que puder, vou ao arquivo do Insurgente, ponho o Link e dirá de sua justiça!!!

Karocha disse...

VML

Ando às voltas no arquivo do insurgente, assim que puder ponho o link...

Karocha disse...

VML

Ai vai se puder elucidar,ou dar pistas ao José

http://oinsurgente.org/2009/02/11/anything-goes-2/

josé disse...

O comentário que li é obviamente muito interessante, com uma particularidade: sem ser formado em Economia, cheguei à mesma conclusão há muito tempo. Ou seja, que não é ´possível dominar todas as variáveis das acções humanas.

Esta parte do comentário do Guilherme ainda é mais interessante:
"A única explicação minimamente lógica para o comportamento de Louçã é, para mim, o seguinte: dada esta crença na incapacidade de controlar a economia capitalista, então a solução é simples: em vez de se admitir “não controlamos, não sabemos, deixemos o mercado ajudar na resposta”, acabe-se com o mesmo. É o equivalente a dizer que dado que o sistema de votos é um meio inconsistente de revelação de preferências públicas (e o mercado é um meio muito mais consistente de se chegar ai), então acabe-se com a Democracia!"