quinta-feira, novembro 19, 2009

A corrupção general

DN/Lusa

O procurador-geral do Estado espanhol disse hoje que estão em curso 730 investigações a responsáveis públicos e políticos por corrupção, de todos os partidos, mas sobretudo do PSOE (socialistas, governo) e do PP (conservadores, oposição).
Candido Conde-Pumpido falava na Comissão de Justiça do Congresso de Deputados, na sequência de perguntas do PP sobre as acções do Ministério Público contra membros de partidos políticos.
"A justiça não persegue políticos, apenas persegue corruptos e quem corrompe. Estejam onde estiverem e, lamentavelmente, estão em todo o lado", disse Conde-Pumpido.
O procurador-geral explicou que há actualmente 264 investigações de políticos do PSOE, 200 do PP, 43 da Coligação Canárias, 30 da Convergência e União (CiU), 24 do Partido Andaluzista e 20 da Esquerda Unida.
O procurador-geral espanhol, o Fiscal General e o MºPº espanhol, a Fiscalia del Estado, não têm a autonomia em relação ao poder político que nós temos por cá, e pelo menos garantida constitucionalmente.
Ainda assim, parece que conseguem ser mais autónomos que nosotros...

7 comentários:

anamarafada disse...

Todo o poder que se move nas sombras é mais eficaz.

Diogo disse...

Nosotros somos uma famiglia.

Anónimo disse...

O que está na Sábado sobre o Sol coloca este governo sob a alçada do crime há dias invocado. É capaz de ser a primeira vez que na Europa um governo acusado de chantagem se mantém em funções sem sequer piar ou ser convidado a sair pela oposição. E o silêncio do Presidente da República é cada vez mais estranho.

Mani Pulite disse...

Apesar de sempre ter sido republicano começo a pensar que as coisas são assim com nuestros hermanos porque têm a sorte de terem uma Monarquia.Quanto à notícia da Sábado é urgente a abertura de um inquérito criminal.Não há um procurador com tomates para o fazer?

JC disse...

Mani Pulite:

Acha que vale a pena?
Tivemos um procurador em Aveiro que teve tomates para extrair 11 certidões para outros tantos inquéritos contra Sócrates e veja o que o chefe máximo dos procuradores e o chefe máximo dos juízes fizeram às certidões...

Mani Pulite disse...

Abram um inquérito criminal contra os chefes máximos dos procuradores e dos juízes.A limpeza tem de começar pelos procuradores e juízes corruptos.Ou terei de ser eu a apresentar uma queixa crime contra os cavalheiros?Não há um procurador com tomates para o fazer?Terá o País todo com ele.

anamarafada disse...

"Escutas a Sócrates já estarão no Supremo"

Mais umas horas e já se sabe o conteúdo das ditas.
Depois segue-se mais do mesmo. Os mesmos comentários, os mesmos cheliques pela quebra do segredo de justiça, as mesmas poses de virgens ofendidas a dizer que não contribuem para o espectáculo degradante do qual eles próprios foram os engenheiros e no final...
Não sê pasa niada (como diria nuestro irmano Futre)