quarta-feira, junho 30, 2010

Faz falta outro Jornal de Sexta

Expresso:

O Tribunal de Loures vai enviar para a Procuradoria Geral da República uma certidão com declarações de um dos arguidos no julgamento de Mário Machado, dirigente da Frente Nacional, sobre alegados documentos de fluxos financeiros que envolvem familiares de José Sócrates.

O arguido Rui Dias, um dos oito que estão a ser julgados em Loures pelos crimes de associação criminosa, extorsão, sequestro e outros, disse hoje em tribunal que "tem na sua posse documentos que referem o desvio de 383 milhões de euros", envolvendo "o tio, o primo e a mãe" do primeiro ministro, José Sócrates.

Gestor financeiro na área de mercados de capitais, Rui Dias salientou que "por causa desses documentos" é que está detido preventivamente e a ser julgado juntamente com Mário Machado, líder dos Hammerskins Portugal, movimento conotado com a extrema direita.

Rui Dias referiu que esses documentos "são originais e não cópias".

Resta dizer o seguinte: o tribunal de Loures não sabe que a PGR não faz inquéritos? Então porque envia para a PGR o que tem de ser enviado para o DCIAP e a secção criminal do STJ?

Outra coisa ainda: na Alemanha, foi comprado pelas autoridades, eventualmente a um "insider" de um banco no Luxemburgo, um lote de documentos comprovativos de evasão fiscal de alguns nacionais. Esses documentos serviram para um inquérito criminal e ninguém se lembrou de alegar que eram "nulos e de nenhum efeito". O povo alemão não consentiria e o tribunal Constitucional alemão liga a essas coisas. E nenhum Kosta Andreider se atreveria a emitir parecer dissonante.

Por cá, no caso de aqueles documentos serem genuínos e com valor documental real, vamos ver o que acontece. Temo que seja o pior. Por isso será necessária a vigilância dos media.

Ainda haverá disso?

6 comentários:

joserui disse...

Kosta Andreider? Hehe. Esse deve ser grego...
Vigilância onde? O José às vezes parece que não lê o Porta da Loja. Isto está tudo entregue à bicharada — e não digo isto no sentido ecológico do termo, que gosto de todos os animais! -- JRF

Milan Kem-Dera disse...

Por isto-e-por-muito-mais é que o boneco-falante(*) sacudiu a Manela do caminho... ele sabia que a Manela haveria de chegar a isto-e-a-muito-mais!!!

(*)boneco-falante = pena que o Carl Sagan tenha já morrido... talvez ele conseguisse elaborar uma teoria científica sobre este buraco-negro de todas as trafulhices!

Karocha disse...

Isso foi o que eu disse José.
Além disso o Sr. PGR veio do futebol!

JC disse...

Kosta Andreider está de mais!
Soltei uma sonora gargalhada ao ler o nome do virtual homólogo alemão do nosso Costa Andrade.

Anónimo disse...

Pode-se concluir que se as escutas do processo "Face Oculta" tivessem sido roubadas, poderiam usadas pela comissão e pela comunicação social. E pelos vistos foi o próprio Governo que mandou o fisco investigar em função daquilo. E "aquilo" é o produto de um crime.

Monchique disse...

Eles roubam gravadores; eles mistificam concursos de computadores magalhães; eles demitem administradores du SUCH porque contrariavam as negociatas;eles "deslocam"pessoal dos gabinetes para as negociatas do chipes (ainda se fosse chipe com feijão!!!); eles comem, comem, comem tudo e não deixam nada para o povo e nada lhes acontece ...
Nota: este texto é apenas o guião de um romance policial não se referindo a qualquer situação real.