quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O sentido político

Sic/Sapo:

Pinto Monteiro anunciou que vai apresentar propostas para alteração do estatuto do MP na reunião de dia 10 de setembro do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) e que, caso haja acordo, serão enviadas para o ministro da Justiça e posteriormente para o Parlamento.

"E aí o poder político decidirá que espécie de Ministério Público quer ter".

Este "poder político" é o quê? O Governo e os papagaios habituais que são constantemente convidados pelas tv´s para condicionar a opinião pública? É a Assembleia da República e o cortejo habitual de partidarites agudas? O presidente da República também conta ou é outra rainha de Inglaterra?

Dá a impressão que é um certo "poder político", bem situado e de maioria confortável e de bloco centralizado em algumas luminárias quem manda e o resto do povo ficará a ver paisagem. O exercício da justiça é sempre em nome do povo. O exercício do "poder político", quando calha e se convier. Os directórios partidários decidem e fica tudo arrumado democraticamente. Foi assim com o Código de Processo Penal na revisão de 2007 que está cada vez mais claro e consensual ser um diploma de révanche contra os magistrados por causa de um processo penal que fez perigar toda a estrutura dirigente de um partido político.

Se este "poder político" é isto que sabemos, o actual PGR tem mais um motivo suplementar para se demitir. Mas isso só aconteceria se a vergonha fizesse algum sentido político.

5 comentários:

FM disse...

http://portugueselostchildren.blogspot.com/2010/09/o-julgamento-da-casa-pia.html
Mostrem que o direito de se revoltarem ainda existe dentro de cada um.
SEXTA QQ COISA PRETA VESTIDA PARA QUE O PAÍS SAIBA QUE CHEGA .

Streetwarrior disse...

Primeiramente reunirão por alguma " Loja" , depois ficará tudo no segredo do G.A.D.U, e só após isso, se fará o circo mediático como se de alguma ordem de trabalho se tratasse.

É bonito ver quando tudo corre normal no país do faz de conta...

José, já subi a 3ª parte, take a look, talvez me possa dar uma dica para onde escrever uma das cartas.

Nuno

100anos disse...

Vergonha ?
Dignidade ?
Sentido de Estado ?
Honradez ?
Ó José, isso não se se vê nos telejornais nem nos Morangos com Açúcar.
Logo, são conceitos que deixaram de existir.
Por desuso...

Joaquim disse...

Resumo da profundidade máxima e objectivo prosseguido pelo recebido aqui: http://noticias.sapo.pt/cartoon/

josé disse...

Obrigado pela indicação. Já me serviu de tema.