segunda-feira, maio 23, 2011

A necessidade sem acaso

A propósito do caso DSK, do Casa Pia, das cabalas e do tempo que passa, repristino aqui a publicação de um postal já de 2009, sobre o caso Ballet Rose. Parece-me exemplar o modo como o poder lida com estes assuntos ao longo do tempo. E este partido Socialista, em particular.



Joquim Pires de Lima, Quiqui para os íntimos, deu uma entrevista à revista Pública desta semana. Uma revista que trata de um assunto delicado: a homosexualidade de figuras públicas, com destaque para a cortina do tempo do Estado Novo.

Por causa desse tempo, Joaquim Pires de Lima, declaradamente de Esquerda, filho de figura grada do regime de Salazar e irmão de outros notáveis, e que defendeu as “vítimas” do caso Ballet Rose.

Vítimas, neste caso sem hesitações ou alegações, e que serviram de motivo de indignação contra um regime que escondia as fragilidades debaixo do tapete diáfano da fantasia.

Pires de Lima relata o caso concreto que viveu de muito perto. Diz na entrevista que afinal as vítimas não foram defendidas nem os arguidos acusados, porque nem houve audiência pública e tudo se manteve numa base secreta sem que alguma vez se fizesse prova de ter existido a violação de uma única rapariga. Por isso, conclui que todo o processo Ballet Rose, é um “contra-senso”.

“Tudo começou quando uma moça dos seus 16 anos me procurou, com a mãe e o namorado, porque estava a ser apertada na Polícia Judiciária para prestar declarações. Acerca das razões que a levavam a casa de uma senhora modista, que era tida como uma desencaminhadora de menores. E para identificar os indivíduos que estavam relacionados com essa senhora. Tinha receio de que a levassem presa. Isso levou-me a telefonar ao director da Judiciária, com quem tinha boa relação, bem como ao Antunes Varela. Provoquei um grande escândalo dizendo que, com a minha cliente, à PJ, is eu! Não conhecia o isntrutor do processo. Mais tarde detectei quem ele era; era um que estava ligado ao assassinato do Delgado, o agente Parente. Quando soube, denunciei-o. Obriguei a miúda a dizer os nomes de toda a gente. Ficou a saber-se que desde os nove anos andava a ser aproveitada por indivíduos como o conde Monte Real, o conde Caria, o conde da Covilhã, uma data de gente da alta sociedade. “

O jornal ( Anabela Mota Ribeiro) pergunta-lhe então: “Com aproveitada, quer dizer abusada sexualmente?

Sim. Se tinham relações completas, isso não averiguei. A PJ o que queria era que ela não dissesse os nomes. “Quero que ela dite para os autos o que ela me disse a mim”. Quando se soube a idade das meninas envolvidas, percebeu-se que isto não era um processo de Ballet Rose á maneira do caso Profumo, cuja mais nova tinha 17 anos, mas um processo de corrupção de menores, com impúberas de nove anos. E miseráveis. Filhas de mulheres-a-dias. Eu queria que a PJ instaurasse um processo crime contra os corruptores de menores e retirasse o nome de Ballet Rose da história.

Foi isso que o Mários Soares e o Freancisco Sousa Tavares não perceberam. O caso veio em jornais estrangeiros. “

Este relato em primeira mão e na primeira pessoa das primícias do caso Ballet Rose, então denunciado por Mário S. na imprensa internacional, tem um paralelo evidente com o caso Casa Pia. Num e noutro caso, estão envolvidos políticos de topo e com actividade que entendem como de carreira imprescindível e de poder executivo indiscutível. Uma espécie de monarquia republicana e laica que assegura o emprego público para a vida.

Num e noutro caso, estão em causa depoimentos de vítimas que num caso mereceram todo o crédito, sem qualquer rebuço e nunca foi dada oportunidade sequer aos visados para se defenderem em sede processual.

Num e noutro caso, houve interferências de políticos no desenrolar da investigação criminal e tentativas de o condicionar. Num e noutro caso houve da parte dos suspeitos a celerada "raison d´état", para desfeitear o Estado de Direito. Num e noutro caso, essa actuação teve resultados práticos a contento.

A diferença de vulto, enorme e escandalosa? Simples: no caso antigo, os visados foram afastados da política. No moderno, continuam por aí. Andam por aí, sem qualquer vergonha.

Mário S. entendeu o assunto como suficientemente comprovado para o denunciar publica e internacionalmente.

Pelo que lemos, o depoimento de uma miúda de 16 anos, foi credível para este Pires de Lima, no sentido de levar a “obrigar a miúda” a delatar, indicar os suspeitos que o mesmo toma imediatamente como inculpados. Mais, nem sabe ao certo se as miúdas “tinham relações completas”. Portanto, exames nem vê-los. Processo crime formal e com garantias de defesa, nicles. Mas essa vítima não é alegada como destituida de credibilidade...

Pires de Lima, à semelhança destes novos notáveis da política rosa, também mexeu imediatamente os cordelinhos. Telefonou ao director da PJ, seu amigo e igualmente ao ministro da Justiça, Antunes Varela.

Que fizeram os notáveis da rosa, no caso Casa Pia, para além de se estarem a cagar para o segredo de justiça? Telefonaram para vários notáveis. Até para o PGR. Até para presidente da República. Até para o ministro. Até para o titular do processo se pudessem. Até para a PJ.

Fizeram tudo por tudo, para quê? O que Pires de Lima fez no caso ballet rose? Não. Precisamente o contrário e que Pires de Lima vitupera como um escândalo: fizeram tudo para parar o processo e a investigação em curso que envolvia um dos deles, Paulo P.

O actual presidente da CML, António Costa telefonou, pressionou, tentou saber, tentou controlar. A correligionária Ana Gomes, como já o escreveu por duas vezes, organizou um gabinete de crise no largo do Rato e tentou combater a evidente cabala em curso.

No caso do ballet rose houve uma vítima de 16 anos que foi tomada a sério em tudo o que disse. Os visados nunca se defenderam porque como o próprio Pires de Lima refere, nunca chegou a haver processo crime e principalmente “ não foi feita prova de que algum deles, alguma vez, tivesse violado uma rapariga”.

Não obstante, Pires de Lima dispensa os nomes dos envolvidos como verdadeiros culpados. E adianta o facto de se ter “abafado o caso”, assim:

“Para abafar o caso, uma vez que estavam metidos no assunto indivíduos como Correia de Oliveira, o Quintanilha Mendonça Dias ( que era ministro da Marinha) acharam que se não era ballet rose, também não era nada de grave. Todos tentaram aliciar as meninas, mas não consumaram. Elas não eram susceptíveis de serem ofendidas. Não passou de uma tentativa de estupro e todos prestaram caução de boa conduta. Para que não houvesse punição dos arguidos.”

No caso Casa Pia, não houve apenas uma vítima a denunciar crimes sexuais, verdadeiros crimes consumados e repetidos e não meras tentativas. Houve várias vítimas que foram todas desacreditadas pelo próprio presidente da Assembleia da República de então, Almeida S. ( disse que as testemunhas podem mentir). A rapariga de 16 anos que desencadeou o processo que Pires de Lima destapou em escândalo, não mentiu. Foi credível e mereceu todo o crédito para denunciar os condes e outra gente da “alta sociedade”.

Gostava de saber o que Joaquim Pires de Lima pensa do processo Casa Pia, dos seus envolvidos, do PS, do que fizeram para “abafar” o processo, como se safaram os envolvidos do partido, como reagiram os seus correligionários; como encara a credibilidade não de uma mas de várias vítimas, sem alegações nem subterfúgios que ao longo dos anos têm mantido os depoimentos e tem sido sucessivamente absolvidos do crime de difamação nos processos em que os envolvidos lhes instauraram.

Um deles, da responsabilidade do próprio presidente da Assembleia da República deste país. Deste pobre e pequeno país em que toda a gente se conhece e sabe a verdade, como Pires de Lima soube a verdade do caso ballet rose: pelo depoimento das vítimas.

Depois de o ouvir sobre o assunto, perguntar no fim: o que pensa de Mário S. neste contexto? Sim, o mesmo da denúncia do ballet rose.

Deste ballet rose que Pires de Lima sabe de gingeira como foi e quem são os envolvidos, celerados condes do regime odiado de Salazar...


Quanto à entrevistadora, nem uma palavra sobre a similitude com o caso Casa Pia. Não lhe ocorreu, pela certa...

1 comentário:

Maria disse...

Ontem desapareceu um comentário sobre este tema, no qual chamava os bois pelos nomes. E nestes casos os comentários, misteriosamente, sumem-se como o fumo e a resposta do blogger é sempre a mesma..."o seu comentário não foi enviado"...
Vou tentar dizer o mesmo sem mencionar nomes, mas por designativos e qualificativos que bem os define e são do conhecimento de toda a gente. Veremos se este chega ao destino.

Esse espécime de reputação duvidosa, que tem o descaramento inaudito de se auto-classificar como o 'pai da pátria' e que foi quem denunciou o caso ballet rose internacionalmente com o exclusivo propósito de achincalhar o regime e o seu governante máximo e com isso ousando colocar-se falsamente num patamar de integridade e heroismo, é o mesmo que imediatamente após o derrube do anterior regime e a introdução deste, abriu as portas do país a todas as redes mais ignóbeis que Portugal já conheceu nos seus muitos séculos de vida.
É o mesmo que lá fora, conjuntamente com os seus comparsas mais chegados e os outros nos países por onde se distribuia a famigerada 'oposição', França, Holanda, Suiça, Inglaterra, etc., vieram a ser denunciados pelas vítimas da Casa Pia como os seus abusadores. Afinal os mesmos que praticavam o mesmo tipo de vida repugnante que cá vieram reproduzir e com muito sucesso, porque pelos vistos já vinham com o conhecimento e a prática completos. Porque não é da noite para o dia que se manifestam esses vícios. Não obstante esse hipócrita teve a supina lata de denunciar o escândalo que se passou em Portugal, fingindo hipòcritamente esquecer-se de que aquele comparado com o que cá se passou desde o primeiro dia da 'democracia' até Nov. de 2002 (e pelo que se sabe, continua), este sim um escândalo de dimensões planetárias, é de uma diferença abissal nos métodos aplicados, no número de vítimas e no 'estatuto' (e na imensidão de protagonistas, os mesmos que por aí se passeiam e muitos ainda governam...) político e social dos abusadores e na não punição destes, precisamente o contrário do que aconteceu, ao nível político, com os daquele tempo.

E se lhe sobrasse um resquício de vergonha pedia pùblicamente perdão ao anterior governante, onde quer que se encontre no outro mundo e a todo o povo português. Porque o que se passou desde que ele tomou as rédeas da governação, ao abrir o país e ao dar carta branca às piores e mais criminosas redes mundiais de droga, de tráfico de armas, de tráfico de mulheres e crianças, de tráfico de orgãos humanos, de prostituição de crianças institucionalisadas - ao mais alto nível do aparelho do Estado e com o seu beneplácito, durante décadas - era motivo mais do que suficiente para se penintenciar diàriamente até ao fim dos seus dias.

Mas é claro que estamos perante bandidos que não sentem a mais pequeno remorso pelos crimes praticados, antes pelo contrário, dizem cìnicamente que fizeram muito bem às crianças ajudando-as com meia dúzia de tostões e uma camisa nova.

Com ele, como sempre a eminência parda, que não recua nem está desatenta por um minuto que seja. Tem-no acompanhado desde a primeira hora e é tão culpado quanto ele. Ontem lá apareceu ele coladinho ao p.m., num comício qualquer que este realizou. Como 'o sombra' que é, tornou-se na segunda pele do corruptor-mor e por maioria de razão e também porque este está velho demais e também porque não quer aparecer nas parangonas com muita frequência para não ver o seu nome mais manchado do que já está, continua sempre presente na vida de todos os dirigentes do partido, ensinando-lhes as tácticas subversivas em que os dois são mestres. E em cujo fácies aliás está escarrapachada a natureza diabólica de que esta criatura inominável é possuída.
Maria

A obscenidade do jornalismo televisivo