domingo, julho 24, 2011

Respeito por Sérgio Godinho

Já o escrevi antes: Sérgio Godinho, o cantor esquerdista de "Cão raivoso" e outras pérolas musicais do PREC, é o melhor crítico musical que temos no panorama impresso.
É e poderia ter sido o melhor de sempre, porque todas as suas crónicas musicais são para ler e guardar.
Basta ler esta, acima, publicada no suplemento Actual do Expresso desta semana, sobre Aretha Franklin e que aparece recheada de várias referências a outras tantas imagens musicais ilustradas com história da música popular e que providenciam samplings de sonoridades interligadas.
Suspeito em Sérgio Godinho o detentor de uma enciclopédia móvel que transporta consigo e que esportula deste modo que se pode ler.
Ler estas coisas, depois de vários anos de deserto crítico, é ter esperança que o autor possa escrever mais sobre o que sabe e sente da música popular.
Tirando isso, estou mortinho por apanhar uma crónica de Sérgio Godinho em que fale dos discos da Le Chant du Monde, para a qual gravou por exemplo, Luís Cília, outra figura do PREC.
Outro indivíduo muito versado nestas coisas é o comunista ( ainda) Ruben de Carvalho que co-apresenta na Antena Um um programa nocturno sobre música folk marginal.

3 comentários:

zazie disse...

Excelente. Não sabia que ele escrevia crónicas musicais tão deliciosas.

zazie disse...

Do Ruben de Carvalho conhecia. Ele é um erudito.
Um desperdício a ideologia.

Wegie disse...

As melhores desde o MEC no 7.