sexta-feira, julho 01, 2011

Rogério le fucker

Esta imagem do suplemento ipsilon do Público de hoje é um must, por causa do título do artigo escrito por um tal Rogério casanova, um escriba que tecla com os pés.
Ao traduzir um título de J.G. Ballard - "Why i want to fuck Ronald Reagan"-aponta-lhe o lado "pedagogicamente sugestivo" e afinfa-lhe com o verbo "pinar" em vez de "foder".

Confesso que foi a primeira vez que vi escrito em letra de imprensa o verbo "pinar", dicionarizado como vulgarização de praticar o coito. Ao ler, parei, escutei o termo e olhei outra vez. "Pinar Ronald Reagan"? Mas quem raio quereria uma coisa dessas? J.G. Ballard, um modelo de cidadão pacato e honesto? Fui ler. A neve caía. Branca e leve; branca, e fria. E que saudades, Deus meu!
Saudades de uma cultura sólida nas artes e letras. No conhecimento linguístico e na semântica mais intensa para nos devolver imagens e ideias por fazer. Debalde! Só apanhamos (o)pinantes de fim-de-semana.

3 comentários:

Floribundus disse...

conhecia a palavra 'pinocar' do pessoal da pesada que frequenta o Bairro Alto (quando ia ao minúsculo oriente).

tenho uma amiga (caso é caso) que nestas circunstâncias escreve 'fuder'.

falecido jornalista e tradutor dizia na Seara Nova para deputado europeu 'o dr escreve português com as patas'

Wegie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wegie disse...

Tenho que ir ali ao blogue do Pitta. Ele é que tem essas informações sobre o mundo literário rabeta. Aliás sobre o mundo rabeta em geral.