sexta-feira, agosto 19, 2011

José Viriato Soromenho Marques- quem é?

Li no Púbico de hoje uma citação de Viriato Soromenho Marques a citar A. Einstein: " não temos a certeza se o universo é infinito, mas que a estupidez humana o é, isso é algo que a política europeia não cessa de o comprovar".

Não conheço bem Viriato Soromenho Marques. Leio por vezes o que escreve, fui relembrar alguns escritos no Google, e deparei com um curriculum vitae, de respeito.
Mas há ali qualquer coisa que me falha. Licenciou-se em Filosofia em 1979, mestrou-se e doutorou-se dali a uma dúzia de anos. Como é habitual em Portugal assentou logo cátedra por causa disso. E escreveu vários ensaios, mas não me recordo de ser considerado uma das inteligentsias nacionais do modo como alguns o são ( José Gil, Eduardo Lourenço, e tutti quanti) porque escreve essencialmente crónicas em jornais cujos temas de actualidade reflectem um pensamento recuado e reservado.
Daí que me pergunte: quem é este José Viriato Soromenho Marques? É bom professor de filo? O que fazia no 25 de Abril, em plena adolescência? E depois disso? Também andou nas franjas das extremas? E com quem andou?

Alguém pode ajudar em esclarecer o perfil deste cronista acidental?

PS. Pois é. Com a informação agora recebida fica-se a saber o que as biografias e curricula oficiais e informais não informam e omitem: José Viriato Soromenho Marques que nasceu em 1957 ( é da minha idade, menos um ano) foi trotskista e militou no partido de Louçã.
Estamos esclarecidos quanto ao dito citado de Einstein...porque um indivíduo que se licenciou em 1979, em filosofia, deveria conhecer muito bem a fronteira da estupidez política. Além disso havia muita gente que sabia, denunciava e se esforçava por afastar o nosso país dessas pragas.
Soromenho soçobrou na ilusão e utopia, uma forma de estupidez se desacompanhada de espírito crítico esclarecido.

12 comentários:

zazie disse...

É ecologista. Tem currículo de ecologista e milita nisso.

Um pouco apanhado por esse lado e é pena.

zazie disse...

Ele deu em europeísta à conta da ecologia e creoo que não produziu mais nada em termos filosóficos.

Antes disso, não sei. No outro dia estava a ouvi-lo e também me interroguei. E nem sequer me lembro dele, o que devia ser natural, pois em Lisboa toda a gente se conhecia.

zazie disse...

Tem aqui a resposta. Foi trotskista

http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1880574&seccao=Convidados

josé disse...

Era isso que queria saber.Ahahahaha!

Lá se vai o recado da estupidez que lhe deve ser endereçado também.

Miguel disse...

É alguém muito considerado para os lados do "largo do limoeiro"...

lusitânea disse...

Pois uma das coisas que ninguém renega, até na dita direita, é a tese internacionalista de " o mundo é um só" e deve pesar nos nossos ombros" à S. Cristóvão...
Isso de o mais falido país da Europa ter sido "escolhido" para pagarmos um terço da pobreza actual é de facto "obra".Ainda por cima em desenvolvimento geométrico.Ate um dia estalar a bronca.Quer-se dizer a revolta...

joserui disse...

Também vem do Trotskismo...? Haverá alguém que é alguém que não venha de algum desses lados? Mas antes assim... ao que isto chegou, espero que depois historicamente não venham dizer que foram os fassistas de há 40 anos... -- JRF

joserui disse...

Lusitânea, eu acho que o Mundo é um só, mas não é nesse sentido internacionalista é no sentido ecológico. Quem julga que está dentro das suas fronteiras imune ao lixo que anda na terra, no ar e no mar, vai ter uma surpresa um dia destes... -- JRF

lusitânea disse...

Os meus internacionalistas preferidos são os salvadores do planeta que dão aquilo que não podem.Nem deviam.E em boa parte na secretaria e sem publicidade, aliás com propaganda favorável.Para mim quem descolonizou como o fez e agora nos coloniza como o faz só é traidor.Fizeram leis à medida dessa colonização que nos afundou.Mas em que país do mundo é que dão a nacionalidade ao fim de 6 anos, mesmo com 3 de prisão pelo meio?O que é que tenho a ver com africanos pobres que esses internacionalistas matriculam como se Portugal fosse uma imensa Casa Pia?Por conta do estado Social alimentado pelos impostos e a emigração forçada dos nossos compatriotas?Aguardem para ver o que vai acontecer um dia em que a divisão se instalar...

joserui disse...

Malha-me Deus! -- JRF

Manguito Ecológico disse...

Além de trotzkista, foi militante - julgo que antes - da União dos Estudantes Comunistas (UEC, do PCP). Não acredito que ele o esconda até era um militante bastante participativo!

MIGUEL disse...

O HOMEN QUER O FIM DA HOLANDA, DA IRLANDA, DE PORTUGAL CLARO...
ENFIM NADA DE NOVO NO PENSAMENTO ELITISTA NACIONAL