sexta-feira, dezembro 09, 2011

Marcelo, o "professor"

Marcelo Rebelo de Sousa é agora conhecido como "professor", epíteto que manifestamente lhe agrada. E parece que será um bom professor universitário para quem queira tirar um curso de Direito sem grandes voos teóricos.
Porém, nem sempre Marcelo foi "o professor" da TVI. Em meados dos anos setenta era qualquer coisa entre o jornalismo e a política que então se vivia em que mandavam "os políticos" em detrimento dos tecnocratas.

A revista notícias TV do Diário de Notícias publica hoje esta capa em que pergunta porque é que Marcelo é tão influente...
Uma resposta possível reside na leitura deste pequeno texto assassino de Artur Portela Filho, na Opção de 19.8.1976 e na sequência de outros em que Portela Filho ficcionava algumas situações reais, como por exemplo o incêndio, alguns anos antes, de um Porsche pertencente a um tal Balsemaia.

Marcelo é muito influente porque conseguiu ultrapassar a imagem daquilo que Portela Filho escreve e quem o vê e ouve na tv ou nem sabe como era ou já nem se lembra.


3 comentários:

Floribundus disse...

deve ter sido na MP que conheceu vitor constâncio e o comandante de bandeira, ex-ministro da jstiça

lusitânea disse...

Este inventor de factos políticos é um falso milagreiro da multiplicação de pães que de forma simpática oferece a cada intelocutor que lhe vai aparecendo pelo caminho.
Como vive num mundo de crentes safa-se...

Karocha disse...

José
Uma pergunta!
O Júlio Magalhães vai sair da TVI no dia 1 de Janeiro, o Prof Marcelo vai fazer o noticiário e responder às perguntas ???