sábado, setembro 22, 2012

O socialismo real e o democrático


Em 23 de Abril de 1994 ( vinte anos depois) o Público dirigido por Vicente Jorge Silva e Jorge Wemans trazia estas duas páginas sobre a nossa História recente, cerca de vinte anos antes.
Na primeira mostrava o que o PCP tinha feito para nos entregar à URSS: um crime de alta traição à pátria dos que não tinham pátria. Alguns próceres do PCP ( não identificados) e militares afectos desejavam que a esquadra soviética no Mediterrâneo estacionasse em águas portuguesas para nos amedrontar se o PCP levasse por diante a ofensiva do PREC até ao fim, procurando juntar o poder político ao económico derivado das nacionalizações operadas em Março de 1975. Queriam fazer o que diziam ser uma "segunda revolução".  O que terá travado esse movimento revolucionário em embrião? O medo, simplesmente. O medo do regresso ao "fassismo" tão vilipendiado e temido que os proibiria de existir como partido, para todo o sempre. Em 25 de Novembro esteve por um triz e só o MFA de Melo Antunes os salvou. Por Jaime Neves tinham sido ilegalizados outra vez- e lá voltariam à clandestinidade a que se habituaram.

Durante esse tempo, o que fazia o PS? Recolhia fundos dos amigos do "socialismo democrático" que não queriam o real e o meteram pouco tempo antes na gaveta.  Fundos da Comunidade Europeia e dos partidos socialistas amigos da Internacional Socialista. Bons tempos...em que o dinheiro chegava e "havia sempre". Mário Soares ainda vive dessas recordações...
Portugal estava falido, arruinado com as políticas económicas do socialismo real apoiado pelo socialismo democrático. Nessa contradição tem vivido o PS desde sempre e agora mais uma vez tal salta à vista.

De tal modo que o dirigente do BE, Semedo até já fala numa "esquerda alargada". Pelos vistos também tem muitas saudades do PREC.
O problema é que já não há União Soviética com esquadras no Mediterrâneo para meter medo e do dinheiro dos partidos amigos, esse, então é que foi um ar que se lhe deu.
A Esquerda alargada pode contar com mau tempo pela frente. Em bloco.










5 comentários:

Floribundus disse...

o boxexas esteve prestes os contribuintes aos sociais-fascistas denominados pcp. seria a 2ª e mais estúpida versão do Kerenski Russo.

foi encostado à parede por certos sócios da internacional dita xuxialista.
foi Carlucci quem o salvou de 'perder a cabeça'.

depois do banho na Fonte Luminosa engavetou o socialismo.
parece quem ontem esteve a mais no C.de E. e saiu para jantar.

estes socialista mereciam encontrar outros socialistas, como Hitler ou Pinochet.

David disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mani Pulite disse...

Ontem às 20 teve de voltar a casa para mudar a fralda...

Lura do Grilo disse...

Um camarada, idiota útil ali de Viana do Castelo, tirou uns dias e nem foi trabalhar. Disseram-lhe que vinham aí os russos e ele esperou com grande fé.

José Domingos disse...


Ontem, na reunião do conselho de estado, estavam presentes a maior parte dos coveiros de Portugal.
No mínimo, surrealista.
E o povo, acredita.

A obscenidade do jornalismo televisivo