quarta-feira, outubro 03, 2012

Assalto à investigação de um mistério

Expresso:

O contrato entre o Estado e a empresa alemã Ferrostaal sobre as contrapartidas pela venda a Portugal de dois submarinos foi ontem roubado, segundo revela hoje o "Correio da Manhã".
Os documentos foram roubados do carro quando Christoph Mollenbeck, representante da Ferrostaal, jantava com um amigo em Lisboa, perto da Cinemateca.
Segundo o mesmo diário, o Audi A6 foi "cirurgicamente assaltado" e não tinha quaisquer "sinais de arrombamento". Só quando Mollenbeck e o amigo e compatriota Kai Jusec chegaram a casa é que deram pela falta da pasta e do portátil.


Dois comentários: o primeiro é o de que o segredo de justiça neste caso parece importante, pelo menos durante uns dias- mas não foi respeitado. Alguém falou ao jornal e não deveria mesmo que o segredo de justiça ainda não tenha sido decretado. Este é portanto um dos casos que impõe que o segredo de justiça passe novamente a ser regra nos inquéritos, embora deva ser ressalvada a hipótese de se manter um leque alargado de situações em que não tenha que ser assim.
O segundo diz respeito ao acto em si, muito suspeito e que deveria implicar a responsabilização do representante da Ferrostaal. A demissão, evidentemente. Não se deixam documentos importantes num carro, assim sem mais nem menos. Se fosse na Alemanha a coisa não ficaria por menos. Por enquanto...

11 comentários:

Karocha disse...

Tem toda a razão José!

Mirza disse...

Os magistrados têm uma relação muito particular com o segredo de justiça. Seria de esperar que lhes ensinassem (???) no CEJS uns rudimentos de deontologia. E seria de esperar também que os aprendessem (???) e aplicassem. Isto num país normal,claro.

josé disse...

Mirza: não se precipite...porque acho que neste caso o segredo poderá ter sido revelado por outras fontes. Acha que foi no DIAP que bufaram?
A quem foi apresentada queixa do furto e onde?
É por aí que é preciso saber primeiro. Ou então perguntar ao autor da notícia do C.M. Ahahahah!

Karocha disse...

José

Uma pergunta, o alemão vive cá ou veio cá ?

josé disse...

Por causa da notícia do Expresso, lida no Sapo, fui comprar o jornal.

Diz-se que o carro Audi A6 pertence a Kai Jusec, alemão que tem uma empresa em Portugal, na área de Sintra, dedicada a negócios na área da farmácia, indústria e energia. Agrosistema, é o nome.

O documento furtado é um original do acordo firmado nessa tarde com o ministério da Economia, relativo às contrapartidas. Um acordo de renegociação. O outro original portanto deve estar no Ministério. Nada de essencial se perdeu, nesse aspecto. Foi ainda furtado o computador pessoal do dito. Também por aqui, nada de especial.

O que resta então da notícia com tão grande impacto? Nada de especial.

Por outro lado, a participação original foi apresentada na GNR de SIntra porque o dito cujo só aí se apercebeu do furto. A GNR de Sintra ao tomar conhecimento do caso ligado aos submarinos remeteu o expediente registado como inquérito à PJ, segundo o jornal.

Ora segundo o mesmo jornal, a GNR tomou conhecimento anteontem. Ontem de manhã terá enviado o assunto para a PJ. O DIAP já terá tomado conhecimento.

Então segundo o meu palpite à la Baskerville a coisa foi assim:

A GNR tomou conhecimento do furto e comunicou à PJ de madrugada para se fazerem as perícias necessárias. Comunicou simultaneamente ao MºPº porque é assim que tem que ser ( "Imediatamente") e portanto das duas uma: ou foi a GNR a falar ao C.M. ou foi a PJ.

Quanto a mim foi a PJ...

josé disse...

E fizeram-no no dia de ontem. Se fosse a GNR, tinham-no feito logo.

Mas claro que são especulações e não há crime algum nisso porque o segredo de justiça só vigora depois de ter sido declarado por um juiz de instrução.
Como é óbvio não foi o caso.

josé disse...

E outra coisa: o C.M sabe que esta versão dos factos é plausível.

Karocha disse...

Pois,José!
Eu já Scanei tudo.

Anónimo disse...

Estas "patifarias" que são crimes antes de o serem têm o seu lado lúdico.
Seria interessante que o, eventual ladrão, (ou ladroes), que o poderiam ser antes do o fazerem, divulgasse o seu "achado" no banco de trás de um Audi A6.

Streetwarrior disse...

No minimo, uma única palavra José.
Estranhissimo!

Floribundus disse...

sage niemals nie.
die Welt ist Scheisse
tchüss

Megaprocessos...quem os quer?