domingo, setembro 13, 2015

Amanhã, o Prós&Contras é sobre a Justiça...e a Política.

O programa da RTP1, Prós e Contras, da animadora televisiva Fátima Campos Ferreira, amanhã versará sobre o assunto magno da justiça misturada na política e vice-versa. O tema promete, tanto mais que um dos que riem sempre, até agora, Lello de apelido, já anunciou que vai ser um modo de propaganda a favor de certos políticos e contra outros.
Tendo em vista presença de algumas personagens-tipo para este género de programa - Elina Fraga. Nuno Garoupa, por exemplo- teme-se o pior.

No entanto, como sugestão para debate no programa  apresento  esta fotografia publicada em 8 de Setembro de 2009, no Público, exactamente sobre o tema. O contexto da mesma é fácil de entender: em  Setembro de 2009, antes das eleições legislativas e quando ainda era segredo de justiça para os media ( que não para os envolvidos) o caso Face Oculta, alguns dos que a foto mostra estavam muito preocupados com os problemas da justiça e decidiram reunir-se, com almoço a seguir, no Gambrinus, a fim de debater tais assuntos.



Dali a pouco tempo, o público em geral viria a saber o que acontecera nesse Verão, a partir de Junho, a propósito do processo Face Oculta. E particularmente sobre as escutas telefónicas em que o indivíduo que ri conseguiu convencer dois dos que aparecem na foto sobre a inocuidade do que dissera ao telefone a um amigo agora condenado por esses factos. Afinal, as dádivas aos seus necessitados, denunciadas nessas escutas, nunca passaram de meras rosas de enfeite mediático.

Mas há mais sugestões: a participação de António Costa no início do processo Casa Pia é outra. Está muito documentada e não será difícil passar o vídeo com a transcrição das escutas...sobre a célebre frase: "estou a cagar-me para o segredo de justiça! "

Força, Cristina, perdão, Fátima Campos Ferreira!


5 comentários:

Floribundus disse...

não perco o meu tempo a ouvir lambebotismo de borra botas

comunicação socialista não pega nos assuntos que deixariam o monhé em estado de choque

a agressividade aparece sempre ligada à frustração
incapacidade e seu reconhecimento

leio certos blogues
mas,há um ano deixei de conseguir poder ler alguns deles

com o ps no poder modificam-se todos os comportamentos

com o governo de guterres do pântano
acabaram as vacas loucas

a magistratura que se prepare

Floribundus disse...

Estado sentido

« Alto-Comissário para os Refugiados das Nações Unidas António Guterres visita José Sócrates em vez de estar presente nos diversos teatros de operações »

S.T. disse...


Já eu , proponho isto para debate : https://www.youtube.com/watch?v=8FPLhDFaylc

Floribundus disse...

Estado Sentido

Prós e Contras
por Samuel de Paiva Pires, em 14.09.15
A RTP decidiu realizar um Prós e Contras sobre a independência da justiça, lançando a questão "Há interferência dos partidos no sistema judicial?", e um coro de protestos de destacados socialistas levantou-se para criticar a estação televisiva pública, depois de há dias António Costa ter procurado intimidar Vítor Gonçalves durante a entrevista conduzida por este. O que muitos socialistas talvez ainda não tenham percebido é que estão a tomar as dores de Sócrates e a dar razão a Paulo Rangel para suspeitar que com o PS no poder Sócrates dificilmente seria investigado. Na hora de votar, portuguesas e portugueses, não se esqueçam da fotografia. Sócrates e as suas políticas moram no Largo do Rato e em António Costa, assim como as tácticas de intimidação da comunicação social tao características dos governos socráticos.

BELIAL disse...

As 4 rolhas da justiça engarrafonada.

A obscenidade do jornalismo televisivo