quinta-feira, janeiro 28, 2016

O caminho da Grécia sem tirar nem pôr...

Observador:

A S&P tornou-se quarta-feira a terceira agência de rating em dois dias a mostrar dúvidas em relação aos planos orçamentais do governo, depois de a Moody’s e a Fitch terem feito o mesmo.

Em declarações difundidas na quarta-feira aos jornais, a S&P comenta o seguinte: “Como já temos dito, a nossa expectativa é que o governo continue empenhado nas políticas que favoreçam a consolidação orçamental, ainda que a um ritmo mais lento do que anteriormente, o que fica demonstrado no objectivo de défice de 2,6% do PIB, contra os 1,8% previstos pelo anterior governo”.

Entre outras coisas, notamos, contudo, que a projecção de crescimento assumida para o PIB parece pender para o lado optimista. O que implica que se o crescimento económico tiver um desempenho abaixo do previsto pelo governo, serão necessárias medidas de redução do défice adicionais, para cumprir o objectivo. Aí, acreditamos que a estabilidade do governo seria colocada em causa”.

A agência de rating termina dizendo que ,”em simultâneo, desvios significativos ou reversões da política económica podem levar a uma divergência significativa face às métricas de crédito actualmente previstas. O que, por sua vez, irá pesar negativamente no investimento na economia portuguesa e na trajectória orçamental e económica a médio prazo no país”.
Em Setembro, a S&P não previa alterações à política

A agência S&P subiu o rating de Portugal em Setembro, poucas semanas antes das eleições. A agência norte-americana dizia esperar que as políticas de consolidação orçamental iriam continuar, “independentemente do resultado das eleições” de dia 4 de Outubro.



Os irresponsáveis optimistas que andam a governar vão atirar-nos outra vez para o limiar da bancarrota. Nessa altura, sacudirão a água do capote, como é costume, culpando a crise internacional e as balelas do costume para conseguirem o voto dos pobrezinhos que são muitos e estão habituados a esse paleio, caindo sempre na esparrela.  Na Grécia foi igual...

E qual a reacção destes irresponsáveis optimistas a estas coisas? Assim, no mesmíssimo registo que tem que ser denunciado porque é demasiado mau para ser verdade e afina exactamente pelo mesmo diapasão grego que sabemos onde conduziu:

 Bruxelas perguntou e o Governo vai responder, mas a intenção é de apenas justificar sem nada alterar. Bater o pé à pressão da Comissão Europeia é aquilo que os partidos que suportam o Governo esperam que António Costa faça, lembrando que foi o que fez Espanha, França ou Itália. O timing também pode ajudar, uma vez que se o processo se arrastar, Portugal fica cerca de meio ano em duodécimos.

Isto nem se trata de política usual porque é um assunto de força maior que carece da intervenção cívica de quem tem a noção do perigo que corremos.

77 comentários:

AAA disse...

De facto, José, só um cego é que não vê.
A política deste governo, ao contrário do que dizem, vai prejudicar o crescimento do PIB na medida em que afasta os investidores com as políticas de desfazer tudo o que foi feito, algumas bem difíceis de tomar mas que foram tomadas.
Pensam que é dando aquilo que não se tem (aumentos da função pública, pensões, apoios sociais, reposição de regalias a torto e a direito nas EPs, 35 horas na FP, etc) que fomentam a economia. Esquecem-se que o resultado disso já nós conhecemos: foi o que nos levou à bancarrota.
É tão cristalino que muitos deles também o vêem. Mas porque querem o poder a todo o custo vão fazendo de conta que não.
A economia só cresce com políticas que criem riqueza para depois ela poder chegar às pessoas. Isso passa por políticas amigas do investimento e por reformas para tornar o estado menos gastador e, com isso, cobrar menos impostos.
O que estou a ver é exactamente o contrário disso. O resultado irá ser muito mau.

José disse...

Eu estou estupefacto. Não com estes indivíduos que usurparam o poder do modo que se sabe, ou seja democraticamente, mas com a maioria da população que ainda lhes dá crédito após três bancarrotas.


Estou estupefacto porque à primeira quem quer cai, mas à segunda só mesmo quem quer. Agora, insistir em cair depois disso é mesmo de um povo de tolos.

antonio rosa disse...

Verdade seja dita : a maioria da popula¢ao NAO lhes deu credito algum !

josé disse...

Democraticamente a maioria acabou por dar...

zazie disse...

Mas não dizem uns que tanto faz porque o resultado é igual estando estes ou os outros no governo?

zazie disse...

Eu não estou estupefacta. Se perto de 60% da população vive directa ou indirectamente do Estado é mesmo caso para apoiarem. Eles sabem usar a cenoura.

zazie disse...

Ainda ontem encontrei um colega que já não via há uns anos. Daí a pouco já estava com a conversa dos malandros dos neoliberais que dominam a banca e provocam as crises.

Eu disse-lhe que os banqueiros são socialistas e o mais que desejam é muito estatismo onde se enfiarem.

Ficou a olhar para mim com ar de espanto.

eehehhe

Zephyrus disse...

«Ainda ontem encontrei um colega que já não via há uns anos. Daí a pouco já estava com a conversa dos malandros dos neoliberais que dominam a banca e provocam as crises.

Eu disse-lhe que os banqueiros são socialistas e o mais que desejam é muito estatismo onde se enfiarem.

Ficou a olhar para mim com ar de espanto.

eehehhe»

Quem tem a culpa? A comunicação social portuguesa. Os jornalista são um cancro em Portugal.

Zephyrus disse...

Partido do Estado

- perto de 700 mil FPs na administração central, o Costa já está prontinho para contratar mais;

- mais de 100 mil almas no poder local;

- 2 milhões de pensionistas;

- dezenas de milhar de FPs de empresas municipais, grandes empresas do Estado como a CP e a RTP;

- dezenas de milhar de funcionários de Misericórdias, Banco Alimentar e outras IPSSs, e das Fundações, que vivem obviamente com o dinheiro das transferências do Orçamento de Estado;

- milhares de funcionários de associações locais e regionais que vivem com apoios de autarquias;

- beneficiários do RSI, abonos e outros apoios.

A isto é necessário somar o voto dos familiares destes 4 milhões, que comem da mesma gamela, como marmanjos que vivem até aos 30 ou 40 com mesada para estoirar em comes e bebes, festivais e viagens low-cost.

É esta a nossa miséria franciscana.

josé disse...

É de facto, esse, o problema.

O Estado Social alimenta o socialismo, mas só tem um problema grave e fundamental: não tem dinheiro suficiente para tal e acusam os "neoliberais" de liquidarem o Estado Social.

É quase um beco sem saída a não ser com a dura realidade, tal como aconteceu com os gregos.

Infelizmente vão ser todos a pagar e pagará mais quem os defendeu. Ou seja vão ser as principais vítimas da própria desgraça que engendram.

Quem se safa sempre são os que governam. Sempre.

josé disse...

O virafakas de cá é o Galamba, esse panasca disfarçado.

zazie disse...

assumido, assumido ehehehehehe

josé disse...

É assumido? Nem sabia.

Zephyrus disse...

Assumido? Hum essa para mim é novidade. Mas sinceramente... nunca vi com bons olhos deputados da Nação com brincos e tatuados. É uma vergonha.

Zephyrus disse...

O Prof. Pedro Arroja tem uma teoria psicanalítica com a qual concordo.

Como não tencionam deixar descendência, não têm a preocupação de construir para os que ficam. Pelo contrário, são destrutivos. Agora aplique-se este raciocínio à gestão da coisa pública. Eu conheço um que é autarca da terra do meu pai, assumido lá na terriola e passou uma dívida de dez milhões para 100 milhões, há quem diga que afinal a dívida é de 150 milhões.

josé disse...

Mas fez obra...aposto que ainda lhe fazem uma estátua.

Zephyrus disse...

Há pouco tempo chamou o Sócrates para uma conferência sobre justiça e liberdade. E elogiou o outro. Curiosamente, esse autarca é do PSD.

Zephyrus disse...

A obra foram tendas de DJ e festas da Maya, concertos do Tony Carreira, carnavais com o Castelo Branco, cabazes de Natal e uma empresa municipal que absorve os licenciados da terra sem emprego. Nem com o Guterres no poder havia tanto estoiranço de dinheiro.

antonio rosa disse...

8 de 10 milhoes de Portugueses NAO votaram nesta malta ...a questao que continuo a colocar
e : porque se deixam montar por quem NAO escolheram... O polvo e quem mais ordena...! ou
a culpa e sempre de outrem ( A Merkel ; o Obama ; a sinagoga ; o Papa ; a ma¢onaria ; a Opus Dei ;o Opus Gay ;o Putin ; a formiga branca ;o Jorge Jesus ; o Balsemao ;o Islao ;
o Lula ; o P da Costa ;) ?

antonio rosa disse...

Democraticamente , I beg your pardon ? Bizarra variante esta ! Enfim , deve ser a via Portuguesa para a Democracia...somos por natureza originais e criativos, hoho...

antonio rosa disse...

Bacalhau a pataco para todos , amigo , a receita e sempre a mesma - e veja la se nao
vai resultando ! Panem et circen , o pagode quer e pao e circo !

antonio rosa disse...

Bacalhau a pataco para todos , amigo , a receita e sempre a mesma - e veja la se nao
vai resultando ! Panem et circen , o pagode quer e pao e circo !

antonio rosa disse...

Democraticamente , I beg your pardon ? Bizarra variante esta ! Enfim , deve ser a via Portuguesa para a Democracia...somos por natureza originais e criativos, hoho...

antonio rosa disse...

Desta massa se fazem ...

Unknown disse...

Já temos o destino traçado a caminho do terceiro resgate.
Só é Pena é que a comunicação social e os demagogos de esquerda não estejam a dar a cobertura aos acontecimentos que estão a ocorrer na Grécia como deram há um ano atrás.
As medidas de austeridade draconianas que estão a ser aplicadas agora na Grécia já não são noticia?
Vejam o que está a acontecer na Grécia Hoje e podem adivinhar o que vai acontecer em Portugal dentro de pouco tempo.

José Luís disse...

"assumido, assumido ehehehehehe"
Lá que tem ar disso não há dúvida, mas numa entrevista à Anabela Mota Ribeiro, em 2010, faz-se referência à mulher, a advogada Laura Abreu Cravo.
Aqui:http://anabelamotaribeiro.pt/79025.html
Talvez tenha assumido posteriormente lol

zazie disse...

De que Galamba é que estão a falar?

zazie disse...

Oh, claro que é. Nem sabia que tinha tido mulher, mas é bicha todos os dias, incluindo ao sábado

E das histéricas. Se calhar porque saiu do armário tardiamente.

zazie disse...

E ganhou prémio LGBT no ano passado eheheh

Tem mulher que é ceguinha ":O))))))))))

Zephyrus disse...

Isso do ser casado... pois tive colega de faculdade que era (num trabalho de grupo apanhámos coisas nojentas no computador) e vai casar este ano. E ela muito provavelmente sabe.

antonio rosa disse...

Até já conheci alguns com netos...

zazie disse...

Muitas vezes elas também são.

Mas este é daqueles que se não é mais valia que o fosse porque aquilo tem ar histérico e recalcado que até incomoda.

José Luís disse...

Não posso com o Galamba, é como muito bem diz a Zazie um(a) histérico(a). E um paranóico demente, insuportável de aturar em qualquer debate, quer pelo tom em que fala quer por interromper constantemente os restantes intervenientes. Agora, quando aparece, corto logo o som.

Zephyrus disse...

Pior que o Galamba, para mim, é a Isabel Moreira.

josé disse...

E principalmente a Ana Catarina Mendes.

Realmente, este PS é uma coisa inacreditável. Surreal e bizarro.

Gaia disse...

Galambas e outras gambas, agora a moda é ser assim...mas concordo que a namoradinha do "asqueroso" Pedroso é igualmente repugnante, a Isabel Moreira é uma burguesinha rebelde que usava botas da tropa e que agora aderiu à moda das plásticas e de ser diferente, toda coquete, na festa do croquete, só cai quem lá se mete! Já a Miss Prada, e essa tal de Mortágua também consta pertencerem ao mesmo club, da bicheza adquirida ...

josé disse...

A Mortágua consta e os boatos aceleram. Já lhe inventaram namoradas másculas que exercem cargos de relevo institucional.

Não sei se é assim ou não, mas a verdade é que corre por aí. Até tenho pena destas coisas que são inevitáveis porque certas pessoas põe se a jeito...

josé disse...

E a verdade é que a rapariga é engraçada. Para não falar em engraçadinha, como o Jerónimo que certamente pensa assim.

Gaia disse...

A rapariguinha tem a mania que é reacção, mas se a bicheza é qualidade...para mim não é novidade!À Cautela ...

Zephyrus disse...

A outra da TV que ia bêbeda ou em excesso de velocidade com a esganiçada no carro às cinco da matina tem fama de gostar da coisa.

Zephyrus disse...

«Não sei se é assim ou não, mas a verdade é que corre por aí. Até tenho pena destas coisas que são inevitáveis porque certas pessoas põe se a jeito...»

E mesmo que seja mentira, a fama, essa, nunca mais desaparece.

É como um Ronaldo em viagem regular para Marrocos para ver um amigo...

Gaia disse...


O camarada Jerónimo só lá tem o "refugo" e para se ser verdadeiramente camarada, digamos, tem que se ser "feio , porco e mau"...

Zephyrus disse...

Estas coisas interessam pois se a teoria psicanalítica do Prof. Pedro Arroja estiver certa não é lá muito positivo tê-los ou tê-las em cargos importantes na cúpula do aparelho de Estado.

Estou a lembrar-me daquele príncipe de um Estado Alemão que estoirou o dinheiro em palácios ou de um D. Sebastião que foi morrer a Marrocos. Num Nero que teve o infeliz destino que se conhece ou num Calígula.

Gaia disse...

Moças novas e tão mal encaminhadas...

Zephyrus disse...

Dizem pensadores da Antiguidade que as mulheres com intrigas junto dos maridos punham Roma em guerra civil.

Então e que resultado dará um homem com alma feminina, portanto intriguista, traiçoeiro, invejoso, com aquele lado negro da mulher exacerbado e sem traços do lado bom? Um homem destes à frente de um partido ou até como número um de uma República? É uma reflexão interessante mas impossível de fazer em Portugal ou mesmo no Ocidente contemporâneo.

Gaia disse...

Temos que dar espaço à liberdade mas não à libertinagem, sendo as deputados os representantes que temos, somos o povo que somos...

Zephyrus disse...

«Moças novas e tão mal encaminhadas...»

Até podem não ser sapatonas mas estou como o Prof. Arroja, não queria nennhuma das esganiçadas nem pintada de ouro.

Zephyrus disse...

«Temos que dar espaço à liberdade mas não à libertinagem, sendo as deputados os representantes que temos, somos o povo que somos...»

A mitologia é lixada nestas coisas.

Sodomo e Gomorra foram libertinas e são destruídas.

Saturno come os filhos. Assim como o Estado Social socialista nos vai matar a todos com impostos e regulamentos.

Gaia disse...


Os pecados de Sodoma e Gomorra devem ter sido muitos, mas principalmente os ligados à homossexualidade, imoralidade e perversão sexual.
Assim, à semelhança da nossa classe política, também esta devia ser destruída...

Zephyrus disse...

Morreram os inocentes e os pecadores. Portanto o desastre é colectivo.

adelinoferreira disse...

Vocês que falaindes, falaindes,já pensaram fazer um teste de ADN? Ainda teriam alguma surpresa!

antonio rosa disse...

8 de 10 milhoes de Portugueses NAO votaram nesta malta ...a questao que continuo a colocar
e : porque se deixam montar por quem NAO escolheram... O polvo e quem mais ordena...! ou
a culpa e sempre de outrem ( A Merkel ; o Obama ; a sinagoga ; o Papa ; a ma¢onaria ; a Opus Dei ;o Opus Gay ;o Putin ; a formiga branca ;o Jorge Jesus ; o Balsemao ;o Islao ;
o Lula ; o P da Costa ;) ?

antonio rosa disse...

Verdade seja dita : a maioria da popula¢ao NAO lhes deu credito algum !

Floribundus disse...

o monhé além de grego é maduro

muja disse...

Nas palavras do nosso primeiro: vam'lá ver!

Começando pelo menos relevante - bichezas e outras avarias - hoje em dia, caso não saibam, para se ser feminista dos quatro costados, por exemplo (mas não só), convém alinhar em certas e determinadas práticas ainda que se não tenha inclinação para elas a priori ou "naturalmente". Há uma brasileira que escreveu um livro recentemente contando a sua própria experiência. Não me lembra agora o nome, mas é fácil de encontrar porque foi "alta" dirigente dos feminismos no Brasil e depois arrependeu-se.

Depois, o voto. Bom, a maioria não deu crédito nenhum. É verdade. Mas não é menos verdade que a usurpação foi... democrática. Perfeitamente democrática. É o resultado do voto dito "de protesto" - uma das várias sofisticações da democracia que é o menos mau que se arranja para quem não quer ver melhor. Que se chama a um conjunto de sofisticações?

Por último, o tanto faz. É verdade que "eles" acusam os "neo-liberais" de liquidarem o estado social. Mas é uma acusação falsa. Porque a única coisa que os ditos liquidam é o património nacional e o que cá há que ainda vale qualquer coisita, e por muito menos do que ainda vale. Para quê? Para sustentar o dito estado social, ora pois! É verdade ou é mentira? E isto que não excedem os ditos socialistas, bloquistas, comunistas e esquerdistas em geral no que toca a progressismos. Desde o aborto ortográfico, às "adoções", aos piropos e agora até ao embaixador dinamarquês à conta dos refugiados-migrantes.

Tanto faz estarem lá uns ou outros? Pois não sei. O que sei é que parece mesmo que uns para lá vão para os outros possam a continuar para lá ir...







zazie disse...

Património nacional?
Olha que giro- os Monumentos esqueceram-se de classificar a TAP e a EDP

E o malandro do Salazar também alienou todos esses Monumentos Nacionais. Chatice a nossa, não termos companhias públicas para competir com os Jerónimos.

muja disse...

Só os monumentos é que são património nacional? Só quem é dono de monumentos é que tem património?

Mas pronto, eu reformulo: propriedade pública.

É só isso que arranja?

É que aqui a questão, se ainda não percebeu, não é querer manter tudo público ou tudo "privado". Não dou para esse peditório.

É fazer as coisas bem feitas.

Acha que são bem feitas? Acha que têm sido bem feitas?




zazie disse...

Propriedade pública? Isso costuma ser marcado por mijo de cão ou spray.

zazie disse...

Acho que estes agora é que estão a fazer a merda de voltar a comprar o que já tinha sido bem despachado.

A escardalhada é nacionalista desse modo- por tacho de gestores de empresas do Estado.

adelinoferreira disse...

BLASFÉMIAS:

Colono em 19 Janeiro, 2016 às 22:46

O PISCOISO casou com ZAZIE…. Apadrinhado pelo Bolota!

eheheheh

zazie disse...

Óh Adelino, arranja uma mulher ou um homem e não chateies.

adelinoferreira disse...

Zazie, toma bem nota: não foste tu que fostes procurar factos colocados na net por este mesmo equipamento e me insultas-te que até o José te aconselhou a moderar a linguagem?!
Tem juízo, este que agora tecla tanto está a ver a foz do Tejo (como agora) como daqui a dias está a ver a Foz do Douro.

zazie disse...

Imbecil. O José não aconselhou nada, ó velho ranhoso.

zazie disse...

E aprende a conjugar o pretérito prefeito dos verbos porque assim quem se insulta a si próprio és tu.

zazie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
zazie disse...

És mais outra bichona ranhosa à solta porque nenhum homem andava com tricas merdosas como andas

adelinoferreira disse...

Zazie, como andas?? O colono disse, está documentado!

adelinoferreira disse...

– Zazie,cabeleireira. Boa tarde. Em que posso ser útil?

– Estou? Quero marcar para amanhã de manhã.

– Certamente. A que hora, mais ou menos?

– Às seis e um quarto.

– Só abrimos às nove…

– Pois, mas às nove já tenho que estar no aeroporto.

– Em casos especiais posso abrir uma hora mais cedo… Mas às seis é impossível.

– Sou sua cliente há anos. Claro que é possível. Você não quer é trabalhar!

– Minha senhora, eu trabalho 12 horas por dia aqui no salão, às vezes mais. Trabalho o Sábado todo e Domingos de manhã por causa das festas e dos casamentos… Só fecho à Segunda-feira e, às vezes, nem isso, se uma cliente vai de férias e precisa mesmo… A minha semana de trabalho é de 78 horas quando corre bem…

– Isso é lá com a sua vida. Eu quero ser atendida às seis e um quarto e se não for aí vou a quem me atenda. Não espere é que isto fique assim. Vou dizer mal desse salão a todas as minhas amigas.

– Pronto, deixe ver… Acho que posso levar o cão a minha mãe às cinco e meia e lá estarei às seis e um quarto para a atender…

– Eu sabia que podia contar consigo, minha querida!

– Que nome ponho aqui?

– Berta.

– Obrigado. Até amanhã.


zazie disse...

És tão imbecil. Não tenho cães e nem vou ao cabeleireiro. É treta em que não perco tempo- corto eu própria e fica melhor e é mais barato e higiénico.

zazie disse...

Agora que tu és panasca, és. Quanto a isso não há a menor dúvida.

Homem que é homem não perdia tempo frente ao computador a insultar uma mulher que não conhece e por a imaginar como a que tem em casa.

zazie disse...

E se estás interessado no colono por lembranças de África, vai a um bairro próprio que eles fazem-te o serviço.

adelinoferreira disse...

Ó zazie, diz-me lá os insultos que te dirigi?(aguardo)
Analiza-te a ti mesmo ;-) e conta pelos dedos as palavras insultuosas que me derigiste neste post.
Julgo que quando olhas para uma superfície polida não gostas do que vês.A ser assim a culpa não é minha. Acho que por minha acção, já estás mais moderada na linguagem. Ontem e hoje estragaste o difícil caminho percorrido.Vou continuar a andar por aqui, porque gosto de opiniões e se possível bem documentadas.

zazie disse...

Este retardado mental veio para o blogue do José apenas para me provocar.

Não lhe dirigi uma única palavra e ele é que provocou a despropósito.
Portanto, a besta vai ficar a falar sozinha.
Besta e bicha estúpida porque negou que fosse o velho comuna que eu identifiquei a frequentar o Samuel o Cantigueiro e agora diz que afinal era ele.

adelinoferreira disse...

Tens a memória um bocado perturbada, já não dizes coisa com coisa. O que foste buscar à net, foi uma situação onde alguém que neste mesmo equipamento, contou um naco de uma história na guerra em Angola e que para evitar o perigo do regresso a Luanda pela picada,alugou um táxi aéreo (TECO-TECO)

P.S. "...e diz-me agora que era ele." Aonde está isso? Zazie.

Josephvs disse...

Adelino Ferreira disse...
Vocês que falaindes, falaindes,já pensaram fazer um teste de ADN? Ainda teriam alguma surpresa!

28 de janeiro de 2016 às 23:59


Oh Zazie Quem diz uma baboseira destas deve ser bichona :)

zazie disse...

E analfa

ehhehehe

´Há-de ser assim porque fez tropa:

https://www.youtube.com/watch?v=eWuu4Vswi9Y

adelinoferreira disse...

Vocês que falaindes, falaindes e não sabeis o que dizendes..
Pelo que li era o Piscoiso; pelos vistos não está só.

A obscenidade do jornalismo televisivo