segunda-feira, abril 11, 2016

Os que gozam com a Justiça têm as costas quentes

Há mais de vinte anos, em 1993, começava a colocar-se em Portugal o problema da corrupção de políticos à semelhança do que acontecia  nos países latinos da Europa.

O articulista do Público de então, Rogério Martins, um dos expoentes da primavera marcelista escreveu este texto assim, em 7.3.1993:





No Expresso da mesma altura, um advogado de prestígio, Joaquim Pires de Lima escrevia assim, antevendo as dificuldades que apenas se avolumaram com o passar dos anos, na investigação deste tipo de crimes:





Hoje no Público, o Professor Catedrático de Direito Penal, Costa Andrade, no seu jeito rebuscado de dizer coisas importantes, escreve assim sobre um paradoxo na Justiça:


Hoje no Correio da Manhã esta página elucida o leitor sobre a importância que um indivíduo que foi primeiro-ministro, indiciado pela prática de diversos crimes graves daquela natureza que cumpriu vários meses de prisão preventiva e está sujeito a medidas de coacção que se pretendem rigorosas, dá à Justiça: nenhuma.
Vitimiza-se para além do razoável, mistifica as provas indiciárias existentes e goza com as pessoas e o senso comum. Usa os argumentos de circunstância para manipular opiniões que apenas estão à espera de argumentos plausíveis na aparência como é o de se assimilar e comparar ao caso Lula, na tentativa de politizar e capitalizar nessa vertente o que lhe pode ser favorável.

A circunstância referida no Correio da Manhã de hoje de se ter encontrado com outro arguido, o seu amigo de top ten, Carlos Santos Silva, em infracção flagrante da medida de coacção imposta é uma vergonha e uma prova clara de desprezo para com a magistratura e a Justiça.



Nada lhes vai suceder? Vai ficar assim? Provavelmente nada porque a violação de medidas de coacção raramente tem consequências, o que mostra bem que o percurso que a Justiça portuguesa fez de 1993 a esta parte está a léguas do que o professor Costa Andrade pressupõe no plano da igualdade de todos perante a lei. Essa igualdade vai aplicar-se paradoxalmente neste caso, nada se alterando de significativo nessas medidas. Porém, tal revela a maior desigualdade que existe...
A Justiça em termos amplos e que inclui todas os intervenientes que aquele Professor convoca: " os detentores do privilégio de ditar as leis; instâncias que têm a responsabilidade de as aplicar; cultores da ciência jurídica, a sindicar a bondade das leis e a correcção das decisões", continua a sofrer tratos de polé infligidos por quem dita as leis e por quem as inspira e determina.

Nesta ordem de considerações avulta um sofisma que o Professor olvidou:   na maior parte das vezes os que têm o privilégio de ditar as leis são os mesmos que depois as pretendem sindicar...e no caso do direito penal, os professores de Coimbra onde se inclui aquele ilustre Professor.

O Direito não pode ser,  por vezes , "uma aldrabice secante", como dizia outro professor de Coimbra, Orlando de Carvalho há quase vinte anos.


A aldrabice, neste caso, fica exposta.

ADITAMENTO:

O “Correio da Manhã” avançou esta segunda-feira que José Sócrates e o empresário Carlos Santos Silva violaram uma das medidas de coacção decididas pelo juiz Carlos Alexandre, no âmbito da “Operação Marquês”. Como? Num jantar na semana passada, num restaurante lisboeta especializado em leitões. A defesa do ex-primeiro-ministro nega que tal tenha acontecido.
(...)
 “Tamanha invenção só vem confirmar a campanha de ódio e de perseguição pessoal, o desprezo pela verdade e a falta de respeito com os seus leitores. Tal ‘notícia’ constitui um crime. Será hoje mesmo apresentada a correspondente queixa para o devido procedimento criminal”, acrescenta o comunicado.

Das duas uma: ou o CM não confirmou a notícia, podendo ser falsa ( o que muito me espantaria tendo em atenção a assinatura de Eduardo Dâmaso) ou há mais uma mentira. Provavelmente não terá sido um jantar, mas outra coisa qualquer...e que permita dizer que a notícia é falsa. Veremos, porque já terá sido apresentada queixa-crime contra o jornal, por difamação, supõe-se.
Quanto ao jornal se se confirmar a falsidade o pedido de desculpa na primeira página impõe-se...

OUTRO ADITAMENTO: 

Sócrates. "Processo queria evitar a minha candidatura à Presidência da República".


Repare-se: este indivíduo queria candidatar-se a presidente da República com todos os rabos de palha que agora se vêem a esvoaçar. Acha que tinha perfil. Por exemplo, a pagar por baixo da mesa metade do ordenado ao motorista numa comprovada fraude fiscal que ninguém perdoaria a um político...


Este argumento do complot para além de patético é ridículo e só mostra o desespero.

AINDA OUTRO ADITAMENTO ( 12.4.2016):

O CM de hoje reafirma o teor da "informação sobre o jantar de Sócrates". Segundo o jornal houve duas testemunhas que o confirmaram. Assim, das duas uma: ou as testemunhas se enganaram na identificação dos visados ou o mesmo está a mentir. Acresce que sendo fontes da notícia não haverá meios de as "fazer cantar". Mas pode acontecer que elas mesmo se disponham a tal. E nesse caso...a denúncia eventual será caluniosa.
Porém, até chegar lá, a eventual alteração de medida de coacção será uma miragem.  Tudo está bem quando acaba bem...e assim todos ficam contentes. Menos a dona Verdade.

Aguardemos. 

23 comentários:

Floribundus disse...

resta perguntar quem pagou o almoço

uma vez que se diz não haver almoços grátis

na justiça a coisa tá preta
sem ofensa

Floribundus disse...

as cenas diárias da dupla syriza monhé-entertainer

trazem à lembrança as dos MONTY PYTHON

estou preparado para receber a factura

Lura do Grilo disse...

O Prof. Balbino afinal acertou de novo: ele queria mesmo candidatar-se a PR.

josé disse...

Não...acho que não queria mesmo. Mas agora queria, em prognose póstuma putativa. É um caso típico daquele poema do pessoa sobre o Fingidor.

josé disse...

Se quisesse ser candidato a PR não tinha procurado lugar numa universidade americana, para o que tentou apoios, para continuar os estudos...e bem poderia convidar o "nègre" para o ajudar na escrita da nova tese que parece que já teria título.

jkt disse...

a verdade era mesmo essa...
o direito é uma aldrabice secante

jkt disse...

é

lidiasantos almeida sousa disse...

DO CORREIO DA MANHÃ TUDO SE PODE ESPERAR, SAEM SEMPRE IMPUNES. PUBLICARAM UMA ENTREVISTA FALSA, feita por um tal Serrinha DO JUIZ SERGIO MORO, comprometeram-se a publicar capa um desmentido pois tal e ntrevista nunca aconteceu. entrevista, Até hoje nada. No entanto o Juiz Sergio Moro, foi desclassificado e o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL tirou-lhe o processo LAVA JATO e e entregou-o a outro juiz FEDERAL. Depois envio o link. Le Point- fr.

lidiasantos almeida sousa disse...

falsa entrevista do Juiz Sergio Moro ao pasquim correio da manhã- Quem publica esta mentira é capaz de tudo.



http://www.cmjornal.xl.pt/mundo/detalhe/juiz_brasileiro_desmente_entrevista_falsa_ao_cm.html

lidiasantos almeida sousa disse...

COFINA,PROPRIETÁRIA DO GRUPO EDIMPRESA, DETENTORA DOS TÍTULOS CORREIO DA MANHÃ, SÁBADO. NEGÓCIOS , CANAL CABO CMTV e muitas revistas cor de rosa, teve de penhorar bens do Comendador Pulo Fernandes para fazer face ás dividas Discais. Parece quase uma anedota, se não fosse noticia confirmada pelo próprio. Todos os duas o Correio da manhã publica 4 páginas de a anúncios de lenocínio = prostituição, obtendo um lucro anual de 5 milhões de Euros livres de impostos, Ainda por cima o seu ex empregado Passos Coelho arranjou-lhe um TAXO na EDP, Que mistério. Só o Senhor José tem armas +ara o desvendar, Le Point. fr.


.http://www.jn.pt/nacional/interior/cofina-penhoradapor-dividas-ao-fisco-5118935.html

lidiasantos almeida sousa disse...

pasquim correio da MANHÃ VENDE LENOCÍNIO= PROSTITUIÇÃO ´É CELEBRE EM VÁRIOS PAÍSES DA EUROPA, ONDE TAL COISA SERIA CRIME E O TITULO ENCERRADO DURANTE ALGUM TEMPO. TEM MUITA RAZÃO EM DIZER QUE EM PORTUGAL A JUSTIÇA É UMA BANDALHEIRA. Le Point.fr..


https://youtu.be/q1awTOoxAno

josé disse...

José Sócrates, antigo primeiro-ministro de um país da UE tinha ao seu serviço um motoristas a quem pagava metade do salário em modo clandestino para fugir ao Fisco. O facto é classificado como fraude fiscal.

Desminta lá esta agora. É da minha autoria.

lidiasantos almeida sousa disse...

SENHOR JOSÉ, OBRIGADA PELA SUA ATENÇÃO E DESAFIO.

Mas a que propósito eu tenho de desmentir uma notícia que o senhor dá?
Só o senhor pode comprovar o que diz, eu não conheço o Sócrates, ,muito menos o motorista. se o senhor o afirma será verdade depende da sua fonte, Nunca caqui escrevi nada a desmentir nada nem ningue, limito.me a referir factor que vêem, na comunicação social. excepto as do pasquim porque não merece, a minha perda de tempo desminta o senhor a falsa entrevista publicada pelo pasquim e nunca feita, que custou ao homem perder o processo LAVA JATO para outro Juiz , por ordem, do SUPREMO Tribunal Federal do BRASIL que nao acreditou no desmentido do Juiz. porque o pasquim nunca publicou o desmentido como se comprometeu. O falso jornalista que diz ter feto esta entrevista, desapareceu da circulação. logo já lhe digo nome completo mas agira tenho de fazer o fecho das noticias e já perdi muito tempo com o seu blog que admiro muito por causa dos jornais antigos. UM MUST, Le Point.fr.

josé disse...

O Le Point não deve enxergar quem tem...

AgoRusso disse...

Lidia,
Deve estar muito confusa.
1) O Juíz Sérgio Moro continua o titular da Lava jato
2) Aqui no Brasil jamais se falou em CM/Entrevista, etc, etc
3) Acho que os ministros do STF jamais ouviram falar do correio da
manhã.
4) O STF só age se provocado. Existe todo um rito para que uma denuncia
chegue lá. Certamente não trabalham em função das manchetes dos jornais
brasileiros, imagine então do CM!
Que doideira, acho que está muito confusa mesmo

lidiasantos almeida sousa disse...

PROCESSO LAVA JATO JÁ MUDOU DE MÃOS SERGIO MORO CAIU EM DESGRAÇA.


https://youtu.be/XkMvhKBeqyY

lidiasantos almeida sousa disse...

SENHOR ROSSO, DEVE ANDAR COM OS EDITORIAIS MINUTO ATRASADOS, o stf RETIROU O PROCESSO LAVA JATO AO juiz SERGIO MORO por ele ter feito sudeste processo um caso pessoal mesmo no Brasil onde vale tudo, o STJ não admite isto pois seria o fim dessa suprema entidade.

Citações do pasquim correio da manhã na imprensa brasileira e do escândalo da falsa entrevista,

http://oglobo.globo.com/brasil/justica-desmente-falsa-entrevista-de-moro-que-circula-na-internet-18545955

AgoRusso disse...

Lidia, para vc ir se atualizando.

http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/moro-nada-pior-para-a-democracia-do-que-um-politico-desonesto


Um abraço

lidiasantos almeida sousa disse...

para o senhor rosso ver bem, a entrevista falsa do correio da manhã e o desmentido do Juiz Sergio Moro. as minhas fontes são impecáveis, e eu nunca minto, as minhas fontes conhecem-me bem , como a minha honestidade a todos os níveis, mesmo intelectuais, O meu trabalho baseia,se na lógica. Porque a lógica comenda a vida,

Porque tem de ser mentirosa a noticia do almoço dos 2 amigos: como é lógico ambos continuam sob escuta, proibidos de contactarem,- Se o fizessem arriscavam-se a ser presos. Apesar da lógica um passarinho la do sitio disse ser mentira tal almoço nem em , sitio publico ou privado. Simplesmente estão proibidos de contactarem, Nem parece coisa do senhor José acreditar nessa falsa noticia para embaralhar, a sua experiência de jornalismo, sabe como se faz.


lidiasantos almeida sousa disse...

para o amável senhor Rosso, cor que gosto muito, O SGTJ não tem ministros, Tem Juízes de nível superior, que mandam no juízes federais, O supremo sim, mandou retirar o processo lava jato ao Juiz Sergio Moro. O novo que já está a rever o processo, e a corrigir algumas coisas. Pesquisar faz parte da minha profissão. Obrigada pela sua informação foi muito útil. A verdade é um bem para a humanidade, Se eu fosse Pirandello diria para cada um sua verdade, mas na justiça a verdade tem de ser tão absoluta quanto possível.

http://oglobo.globo.com/brasil/justica-desmente-falsa-entrevista-de-moro-que-circula-na-internet-18545955

lidiasantos almeida sousa disse...

falso correspondente da pasquim correio da manhã no Brasil:


DOMINGOS GRILO FERRINHA



MAIS UM TIRO AO FUNDO DO SUBMARINO.
.

lidiasantos almeida sousa disse...

PARA FECHAR O ESTAMINE, MANADO UMA PÉROLA PARA O ROSSO RIR AINDA É O MELHOR REMEDIO.


https://youtu.be/x0zUOzkHwAE

lidiasantos almeida sousa disse...

falsa entrevista feita pelo ferrinha um correspondente inventado pelo pasquim correio da manhã.