sábado, maio 28, 2016

28 de Maio de 1926: a verdadeira regeneração

Faz hoje 90 anos que ocorreu o golpe militar de 28 de Maio de 1926 que devolveu à Nação portuguesa muito do que tinha perdido desde o golpe de 5 de Outubro de 1910 que destruiu o ancien régime e implantou uma República maçónica.

Para entender o quê é preciso saber o que foi o contexto desse 5 de Outubro jacobino, anti-clerical e republicano de pendor socialista.

Nada melhor do que mostrar o que o Expresso de 5 de Outubro de 1990 publicou nessa ocasião de efeméride.
Os factos e a interpretação histórica, não sendo exemplares de isenção e objectividade parecem-me ainda assim melhores do que hoje em dia se faz.






O artigo de Mário Soares é o exemplo melhor do que significou essa revolução jacobina e cuja leitura histórica foi retomada em 25 de Abril de 1974.



Porém, em 5.3.1971 a revista Vida Mundial dava um destaque de 16 páginas à figura máxima desse período, por ocasião do seu centenário de nascimento: Afonso Costa. Impressiona o modo apologético como o artigo está redigido, sem uma menção a aspectos que se revelaram fatais para o jacobino-mor: o anticlericalismo e o socialismo protozoário com ideias peregrinas já vindas do Leste marxista, através das terras de França. Foi  para lá que se desterrou este "mata-frades" do séc. XX, tido como um intelectual de craveira superior, académico de renome e parlamentar ímpar. É ler os ditirambos e concluir que em 1971 o regime não era como o pintam os novos jacobinos.




Para complementar estas leituras jacobinas e maçónicas é necessário recorrer a outras fontes. Por exemplo O Diabo, onde o Professor Soares Martinez escreveu esta semana este artigo sobre o mesmo figurão. Nele, através de citações do próprio ( recortes...) se dá conta do verdadeiro propósito deste salafrário: eliminar a religião cristã e implantar o socialismo. O democrático...mesmo com a "Formiga Branca".


O 28 de Maio de 1926 sapou-lhe os intentos e obrigou-o ao exílio em França. Triste destino e triste percurso deste Robespierre dos tempos de antanho.



10 comentários:

Floribundus disse...

afonso costa
gomes da costa
costa monhé

a geringonça deu à costa em pedaços

José Luís disse...

Saúdo de braço ao alto o nonagésimo aniversário do 28 de Maio.

Vivendi disse...

Discurso de Salazar na cerimónia de comemoração dos dez anos do 28 de Maio de 1926.

https://www.youtube.com/watch?v=dZSYnkx_Czk

Josephvs disse...

Valente merda oh José no Observador

http://observador.pt/?post_type=obs_longform&p=1513130

josé disse...

Realmente...o Rui Ramos desiludiu-me com o artigo.

zazie disse...

Efeito avental.

hajapachorra disse...

O ancien régime foi destruído em 1834.

hajapachorra disse...

Muito bom o artigo do Rui Ramos. A história não é para sociólogos, tudólogos e
outros activistas.

josé disse...

"ancien régime" com aspas, deveria ter sido escrito. Mas para bom entendedor meia palavra...bla bla bla.

João Nobre disse...

O que o idiota do Afonso Costa não percebeu é que religião cristã não precisa de ser eliminada. Ela própria vai acabar por definhar até à extinção total, da mesma forma que todas as religiões do Mundo Antigo também definharam até desaparecer.

Não cabe na cabeça de ninguém acreditar em superstições primitivas neste nosso tempo.

Megaprocessos...quem os quer?