Páginas

quinta-feira, setembro 01, 2016

O GES/BES de Ricardo Salgado corrompeu José Sócrates?

A revista Sábado de hoje desencantou uma cópia do auto de interrogatório do arguido do processo Marquês, Hélder Bataglia.
O interrogatório ao mesmo decorreu em Luanda em 21.4.2016 e sobre os factos relacionados com José Sócrates como primeiro-ministro corrupto, Bataglia disse que não o corrompeu, directa ou indirectamente.

Queriam que dissesse o quê? Que sim, que o fez de propósito ou mandatado oficiosamente pelo GES/BES e o seu magnífico presidente Ricardo Salgado? Queriam que admitisse comparticipação num crime de corrupção e de caminho incriminasse o Salgado do GES? Só um ingénuo poderia crer nisso, mas os interrogatórios a suspeitos são obrigatórios em processo penal e foi essa tramitação formal que se cumpriu. Nada mais. 

Bataglia só diria a verdade sem espinhas, eventualmente e se fosse bem apertado,  se tivesse uma garantia de protecção,  como uma "delação premiada".  Até lá...ficamos a ver navios.


Como ninguém do poder político com capacidade e poder está interessado em alterar a legislação penal para tal permitir, estamos servidos.
Só um fortíssimo movimento de opinião pública seria capaz de alterar tal estado de coisas e o Correio da Manhão não chega para abafar os abafadores do JN e DN e demais televisões públicas e privadas, manipulados precisamente por aqueles que tal não pretendem.

É este o estado da arte nestas matérias e espera-se que o MºPº tenha coragem de chamar os boys pelos nomes e deduzir a acusação que se impõe, mesmo com indícios e provas indirectas.



19 comentários:

  1. Olá José,

    O que é que tinha de mudar na lei para poder "ser bem apertado"? E garantia de delação premiada não existe?

    ResponderEliminar
  2. Ser bem apertado é mostrar tudo o que denota o óbvio que ulula. E esses indivíduos mesmo assim, fazem que não sabem de nada.

    A demonstração da incoerência e a mostra evidente da estultícia pode funcionar em pessoas inteligentes e este indivíduo é.

    A delação premiada não existe cá tal como é configurada no Brasil. Por cá existe a possibilidade de atenuação de pena...uma mera possibilidade.

    ResponderEliminar
  3. "ex-líder da Escom terá afirmado que “não fez ou teve propósito de fazer qualquer atribuição de valores ou outra vantagem a José Sócrates Pinto de Sousa, diretamente ou por intermédio de Carlos Santos Silva ou outros, a troco ou por causa seja do que for”
    .
    Mais claro não podia ser. Já é tempo do mp dizer que se enganou. Não registos de rigorosamente nada que envolva JS nos movimentos até agora trazidos à colação. Nem provas, nem meias provas. Há a construção duma história feita sobre bases flácidas que poderia incriminar o mais honesto dos homens na terra.

    A única coisa que existe nesta estória é que js parece que comprava bons sapatos e fazia férias boas. Que usou a casa dum amigo para os filhos estudarem (e ele próprio), casa essa propriedade de Carlos santos Silva que, esse sim, tinha negócios reais com o grupo Lena, escom etc.
    .
    Nem o grupo Lena, nem a escom, nem o Carlinhos alguma vez disseram ou deram a entender que pagaram dinheiros negros a js.
    .
    Rb

    ResponderEliminar
  4. Claro...está-se mesmo a ver o Bataglia a confessar o crime...enfim.

    ResponderEliminar
  5. "A única coisa que existe nesta estória é que js parece que comprava bons sapatos e fazia férias boas. Que usou a casa dum amigo para os filhos estudarem (e ele próprio), casa essa propriedade de Carlos santos Silva que, esse sim, tinha negócios reais com o grupo Lena, escom etc."

    Pois...vai ser uma surpresa quando derem conta que os tribunais não andam a comer miolo de enxergão há vários anos a esta parte.

    Deviam ter lido os sinais que os tribunais superiores têm dado, mas enfim, os peritos nestas matérias julgam que sabem mais que todos.

    Veremos como vai ser mas o ranger de dentes vai começar.

    ResponderEliminar
  6. que saiba js é o único pm que vive no 'país da cocanha'
    'viaggio verso Cuccagna verso una terra che non conosce angustie, carestie, dolori, malattie, oltraggi; il pellegrinaggio verso Eden mitico alla ricerca della smarrita l'età del'oro'

    ResponderEliminar
  7. na 'abertura' para o ano judicial
    mudam os figurantes
    mas a cassete é a mesma

    podiam enviar a cassete

    ou arquivar o estado

    ResponderEliminar
  8. Há dias um ilustre advogado dizia-me que a PGR/Procuradora presta um grande serviço à República colocando certos nomes no perímetro da justiça penal, mesmo com a consciência que tal não irá ter consequências, mas que é a única forma de os impedir de ter outras ilusões de poder e de continuar a aceder ao pote.

    Ao ponto a que parece que se chegou!

    ResponderEliminar
  9. Ah. Ok. Obrigada José. Não sabia que por cá não existia a delação premiada.

    O resto é como diz e nem merece a pena ler as viúvas

    ResponderEliminar
  10. "A delação premiada não existe cá tal como é configurada no Brasil. Por cá existe a possibilidade de atenuação de pena...uma mera possibilidade."
    .
    Ainda bem que não há. Senão tínhamos a maior parte dos arguidos a inventarem acusações para se safarem. Nos eua chegasse ao ponto de confessarem crimes que não cometeram para apanharem penas mais baixas.
    A delação preverte a justiça é a Justiça.
    .
    O cardeal rechelieu ficou conhecido por esta frase:
    " Deem-me seis linhas escritas pelo mais honesto dos homens e eu encontrarei nelas 6 razões para o enforcar."
    .
    O caso socrates parece-me ser coisa semelhante. Há uma vontade de o condenar e qualquer coisa serve esse propósito. De factos comuns constroem-se teorias mirabolantes. Esprimidas nada valem, porém.
    .
    Rb

    ResponderEliminar
  11. "Esprimidas" são mesmo isso...

    ResponderEliminar
  12. É inocente caro RB, a sua sentença já está ditada. Os cabritos que vende sem ter cabras é que não sabe explicar e nem lhe cabe a si! Mas podia, sei lá, considerar que cabe ao próprio.
    Mas quando se é mais crente que os crentes, acendem-se velinhas por dá cá aquela palha. A explicação do amigo para todo o serviço para si basta, é boa e credível, siga. É uma vítima, ainda vou ter que contribuir para a indemnização a pagar ao grande trafulha. -- JRF

    ResponderEliminar
  13. Por falar em grande trafulha, segundo as suas contas as finanças do país estão óptimas, já as do PS varia muito. Diz que aquilo está falido, andam a pedir contribuições aos dirigentes, o que é justo uma vez que foi à conta do partido que encheram o bandulho. Desde que não peçam mais a mim, está tudo bem! Veja lá se contribui com alguma coisinha, porque me anda a parecer mais papista que o Papa. -- JRF

    ResponderEliminar
  14. ehehe o Dr-Engenheiro-Campónio anda muito irónico

    ";O)

    ResponderEliminar
  15. A noção de inocência perante factos conhecidos e graves, são apenas ideias "esprimidas" que alcançam o intelecto de néscios e dos que se fazem passar por tal...

    ResponderEliminar
  16. o sr. "ricciardi" tem que argumentar melhor porque assim não convence. ou melhor, convence do contrário...

    ResponderEliminar
  17. Hehe… o grande trafulha ganhou um apoiante, mas nós perdemos um comentador… paz à sua alma. -- JRF

    ResponderEliminar
  18. Defendem-se como podem. A que propósito é que Bataglia iria dizer que tinha corrompido socrates? Para ser incriminado ? Claro que não o fez.

    Claro que culpar um político como socrates, e tendo em atenção a corporação a que pertence, é muito difícil, demasiado difícil. Mas veremos...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.