As imagens foram retiradas do álbum João Abel Manta Cartoons, 1969-1975, publicado originalmente pelas Edições O Jornal, em 1975. Os desenhos foram originalmente publicados no Diário de Lisboa, Diário de Notícias e O Jornal.
O Portugal fascista era assim, para JAM.
A metamorfose, tal e qual, a seguir ao 25 de Abril é assim explicada.
Esta última imagem, já publicada no Jornal, permite introduzir o próximo postal, sobre o modo como em 1975 nos viam, do estrangeiro ocidental e democrático. Repare-se na figura de Henry Kissinger em baixo, à direita, mais pequenino que os demais e com orelhas de burro...
Cartoon para elites encarnadas.
ResponderEliminarO povo queria era o Vilhena, inter-classista, ante e após o 25 do A.
E sem prejuízo de não me rever ideologicamente neles, os "cartoons" em si mesmos são todos os muitos bons, em especial, os dois primeiros - absolutamente notáveis.
ResponderEliminarAbsolutamente de acordo. Um grande cartoonista, ainda vivo, da estirpe de um David Levine, embora com um estilo único e de grande Arte.
ResponderEliminarDe resto, o segundo "cartoon" continua infelizmente bem actual, bastando substituir a parte da carreira na MP pela carreira numa qualquer "jota"...
ResponderEliminarEm relação ao último "cartoon", o Kissinger assim pequenino até estava muito bem retratado; os outros todos, se calhar, é que estariam demasiado grandes.