Século Ilustrado de 26.4.1969:
A Filarmónica Fraude ( Principalmente com António Pinho e Luis Linhares), com dois EP´s lançados nesse ano e depois um Lp ( Epopeia) alterou o panorama da música popular portuguesa, para sempre. Os continuadores, Banda do Casaco ( com António Pinho e Nuno Rodrigues) em 1973-1978, fizeram jus às premissas e desenvolveram o conceito.
Depois de 1969 que grupos de música popular tivemos em Portugal com a mesma qualidade em letra e música? Contam-se pelos dedos de uma só mão...
É muito engraçado ouvir agora os Animais de Estimação. Passa por ser uma canção de "fassistas" que "odeiam os animais".
ResponderEliminarMas é uma canção cujo tema é repescado a seguir, em 1974, com o disco da Banda do Casaco, "Dos benefícios de um vendido no reino dos bonifácios", com o tema Horas de Ponta e Mola e ainda Sábado-Sauna.
ResponderEliminarO tema é um certo fastídio para com os "burgueses" que eram os que então tinham capital em Portugal e viviam lá para as bandas da Linha de Cascais.
O autor é António Pinho que afeiçoava estas coisas, muito antes de 25 de Abril de 1974 e com um contexto que não era o da extrema-esquerda, o que o torna original.
Eram muito bons, sim.
ResponderEliminarO que eu queria dizer é que a caricatura que é feita a esses burgueses da altura, assenta hoje em dia que nem uma luva aos escardalhos dos animais de estimação com cães com casaquinhos de cambraia e gatos com golinhas de astracan
ResponderEliminarSim, mas na altura criticava-se a futilidade da atenção aos animaizinhos. Hoje, pelo contrário, transformou-se tal coisa numa religião.
ResponderEliminarna política há animais domésticos de estimação
ResponderEliminarmacacos
escorpiões
cobras cuspideiras
infelizmente o túnel está bem construído
não conheço. vou ouvir algumas pelo youtube.
ResponderEliminar