Em 1979 a maioria absoluta da AD dava grandes preocupações à Esquerda. Um jornal da época mostrava na primeira página:
Em 7 de Outubro de 1980 o jornal mostrava como era o panorama da extrema-esquerda que concorrera a eleições nas quais a AD reforçara a maioria absoluta. O rescaldo:
Como intermezzo uma notícia de faca e alguidar que o CM de hoje chamaria um figo, através da "pente-fino". Duvido é que ela soubesse interpretar isto que aparece aqui escrito e que vale um tratado de sociologia do ISCTE que nunca foi escrito...
E ainda outra sobre o Trump de então, sem tirar nem pôr, a este esquerdismo endémico que nos assola desde há mais de 45 anos. Reagan era tratado do mesmo modo que Trump, pelos Pachecos Pereiras de então. A propósito, por onde andaria este cromo da komentadoria nacional? A dizer mal de Reagan, com toda a certeza:
De resto como a esquerda sabia, a AD encarou a vitória eleitoral como a primeira volta das presidenciais, dali a dois meses. E o perigo espreitava para tal esquerda como o então já Louçã entrevia.
Portanto, todo o trabalho da esquerda foi desbastar a imagem do candidato da direita, Soares Carneiro. E nem precisou de muito esforço porque metade do trabalho pode atribuir-se ao próprio e à escolha desastrada de Sá Carneiro.
O jornal de 17.10.1980:
O jornal 28.11.1980:
o Jornal 11.11.1980:
O Expresso de 19.11.1980 ( Marcelo Rebelo de Sousa a dirigir, Maria João Avilez na estrada) ainda tentava ajudar, mas pouco:
Pelo contrário a campanha de Eanes ia de vento em popa jornalística e mediática, apesar dos esforços denodados do maquiavel da informação na RTP, Proença de Carvalho, denunciado então como manipulador e propagandista sem escrúpulos políticos.
Primeiro uma entrevista a Eanes em 17.10.1980 para mostrar que era moderado e de confiança. E era verdade, nem sequer mera propaganda. Tal ideia passou para a maioria da opinião pública. Eanes era conhecido; Soares Carneiro, não e nem valia a pena tentar dar a conhecer alguém que não tinha qualquer carisma.
E uma notícia na mesma edição que anos mais tarde teria a sua repercussão em teoria de conspiração, a questão da investigação espúria ao Fundo do Ultramar, ordenada pelo ministro da Defesa, Amaro da Costa que pereceu em Camarate e que as teses de atentado imputam como sendo o alvo do mesmo, por causa disto:
Esta situação política deixava já adivinhar o que se iria passar a seguir, como o futurólogo político escrevia:
Com o recuo do tempo torna-se fácil ver que as propostas de Soares Carneiro seriam relativamente inofensivas, excepto para a extrema-esquerda do PCP e dos blocos que se seguiram. Nem o PS beliscavam a não ser para o arredar do poder durante muito tempo. Talvez para sempre...e por isso Eanes dava maiores garantias de marasmo económico e principalmente de novas bancarrotas, como se viu poucos anos depois.
Estas eram as principais propostas dos dois candidatos, no O Jornal de 5.12.1980:
Porém, no dia anterior aconteceu o inesperado: Sá Carneiro embarcou numa avioneta para ir ao Porto a um comício, escolhendo tal meio de transporte à última hora, Foi fatal. o Jornal do dia seguinte relatou o que se passou, assim:
Aqui aparece a intervenção de Freitas do Amaral, na própria noite do desastre, escassas horas depois e que me lembro de ouvir e ver na TV:
O Jornal de 9.12.1980 através de um artigo de Eurico da Fonseca, entendido em questões técnicas e que costumava aparecer na TV a explicar tais assuntos:
O Expresso da semana seguinte que confirmava ter Sá Carneiro optado pelo Cessna à última hora, o que pode ser um dos maiores argumentos em prol da tese de acidente, no que a si diria respeito e afastando qualquer conspiração que o tivesse como alvo preferencial :
Depois do acidente tudo se modificou. Expresso de 20.12.1980, dava já o panorama que viria a seguir. A revisão constitucional não seria a mesma e o governo também não:
O Jornal de 9.12.1980, numa análise esquerdista, mostrava que havia novos horizontes. E de que maneira! Dali a cinco anos, nova bancarrota. Porém, estes que assim escreviam nunca aprenderam nada e pouco esqueceram...
O futuro que nos reservaram foi este:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.