O PCP anda muito preocupado com os ficheiros das "secretas".
Já esclareceu o que fez dos ficheiros da PIDE/DGS, em 1974? Consta que o partido comunista os mandou para Moscovo. É verdade ou não? Ninguém lhe pergunta?
alguns dirigentes e deputados levaram as fichas para casa: suas e de inimigos. digo porque vi. até me entregaram a minha.assinalava, entre outras coisas, ter elaborado uma lista de oposição no meu sindicato
Um amigo também me deu a minha ficha. Ainda a tenho para aí. Tinha o nome, morada e filiação. Como texto dizia apenas "É muito mausinho". Escrito assim mesmo, com "s".
fui sempre social-democrata, mas o meu filho diz que sou anarquista porque não gosto do estado. diria que o estado só me aceita ou tolera como contribuinte.
conheci o Fausto e o Nuno Naszareth no minúsculo oriente
Aproveite a onda e ouça também: José Mário Branco, Luís Cília, padre Fanhais, Duarte e Círiaco, Manuel Freire, Adriano C. de Oliveira, Luísa Bastos, Samuel, José J. Letria, Tino Flores, Gac, Sérgio Godinho, etc., etc., e vai sentir que deu o seu tempo por bem empregue.
Uma vez, tinha eu para aí os meus 23 anos, vinha num combóio não tão velho como isso ( era uma automotora) o cantor José Afonso.
Eu entrei numa das paragens a caminho do Porto e dei com ele, sozinho, encostado à janela, no banco corrido a cor verde de napa.Vinha de Vigo e ia para o Porto...
Encetei conversa sobre a música do Fausto que passava muito na Rádio Popular de Vigo, de onde o Zeca Afonso vinha de fazer uns tratamentos médicos. Foi uma hora ou mais de boa conversa sobre música.
Disse-me uma coisa que nunca mais esqueci: como eu lhe dizia que gostava do rock que então se fazia, disse-me que não se interessava pelo género uma vez que já tinha ouvido tudo nos anos cinquenta... Tal e qual a minha atitude passada meia dúzia de anos depois de mo ter dito.
Eu sei. Conheço esse disco- Prè-Histórias que aliás não é o primeiro de SG. Tenho-o em cd. Esse primeiro é Sobreviventes de 1971 e comprei-o em lp um destes dias,depois de ter o cd. Magnífico disco.
Vou fazer postal sobre o assunto. À minha maneira.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar...quais, os ficheiros daquela colectividade recreativa do "fassismo"? áh!... esses, o môfodeulhes.
ResponderEliminaralguns dirigentes e deputados levaram as fichas para casa: suas e de inimigos.
ResponderEliminardigo porque vi.
até me entregaram a minha.assinalava, entre outras coisas, ter elaborado uma lista de oposição no meu sindicato
Um amigo também me deu a minha ficha. Ainda a tenho para aí. Tinha o nome, morada e filiação. Como texto dizia apenas "É muito mausinho". Escrito assim mesmo, com "s".
ResponderEliminarFatástico: dois ex-comunistas.
ResponderEliminarAmanhã ou passando vou colocar aqui uma pequena lembrança e umas tantas perguntas sobre determinados assuntos...
É que ando a ouvir discos antigos do José Afonso, Sérgio Godinho e Fausto...lp´s que soam melhor que os cd´s. Muito melhor.
Boa malha José!
ResponderEliminarfui sempre social-democrata,
ResponderEliminarmas o meu filho diz que sou anarquista porque não gosto do estado.
diria que o estado só me aceita ou tolera como contribuinte.
conheci o Fausto e o Nuno Naszareth no minúsculo oriente
José,
ResponderEliminarAproveite a onda e ouça também: José Mário Branco, Luís Cília, padre Fanhais, Duarte e Círiaco, Manuel Freire, Adriano C. de Oliveira, Luísa Bastos, Samuel, José J. Letria, Tino Flores, Gac, Sérgio Godinho, etc., etc., e vai sentir que deu o seu tempo por bem empregue.
...pois canté!
ResponderEliminarMeu caro: obrigado pela sugestão. Esses cantam cá todos. Aliás, sobre essas músicas eu vim de longe. De muito longe...
ResponderEliminarA ver se desta vez não paro perto...
ResponderEliminarMesmo de longe
ResponderEliminarChegueiaqui
ResponderEliminar"Consta"?
ResponderEliminarMas isso não é já ponto assente que só pararam no KayGeBe?
José,
ResponderEliminare, já alguma vez veio..."desde Vigo ao porto, sem mala nem passaporte,o comboio era tão velho, que o fumo cheirava a morte, Porto, Porto."
Essa já contei aqui:
ResponderEliminarUma vez, tinha eu para aí os meus 23 anos, vinha num combóio não tão velho como isso ( era uma automotora) o cantor José Afonso.
Eu entrei numa das paragens a caminho do Porto e dei com ele, sozinho, encostado à janela, no banco corrido a cor verde de napa.Vinha de Vigo e ia para o Porto...
Encetei conversa sobre a música do Fausto que passava muito na Rádio Popular de Vigo, de onde o Zeca Afonso vinha de fazer uns tratamentos médicos.
Foi uma hora ou mais de boa conversa sobre música.
Disse-me uma coisa que nunca mais esqueci: como eu lhe dizia que gostava do rock que então se fazia, disse-me que não se interessava pelo género uma vez que já tinha ouvido tudo nos anos cinquenta...
Tal e qual a minha atitude passada meia dúzia de anos depois de mo ter dito.
José,
ResponderEliminarA estória é interessante. Mas, eu referia-me a uma letra do primeiro LP do Sérgio !972/73.
Eu sei. Conheço esse disco- Prè-Histórias que aliás não é o primeiro de SG. Tenho-o em cd.
ResponderEliminarEsse primeiro é Sobreviventes de 1971 e comprei-o em lp um destes dias,depois de ter o cd.
Magnífico disco.
Vou fazer postal sobre o assunto. À minha maneira.