Páginas

terça-feira, novembro 09, 2010

Um tribunal Constitucional não é isto

Público, via InVerbis:

O aumento extraordinário de IRS aprovado em Junho passado dividiu o Tribunal Constitucional. De um lado ficaram os juízes escolhidos pelo PS, e do outro os apontados pelo PSD.

O acórdão não encontrou inconstitucionalidades, mas os "legisladores" da Constituição de 1997, ouvidos pelo PÚBLICO, não são tão categóricos.

Tal comol diz um comentador naquela revista, o Tribunal Constitucional devia ser extinto porque se tornou numa extensão da A.R. com os seus grupos partidários.

6 comentários:

  1. TUDO AQUILO EM QUE OS PARTIDOS TOCAM APODRECE.É O CASO DESTA FARSA DE CONSTITUCIONAL QUE DO NOME SÓ TEM AS MUITO NUMEROSAS MORDOMIAS CONSTITUTIVAS DA COISA.

    ResponderEliminar
  2. Eis aqui um retrato da nossa jurisdição constitucional que dispensa comentários. Todos sabemos com o que contar.
    Em todo o caso, a instituição não terá "culpa" de que se tenha perdido o critério - e por vezes até o decoro - nas nomeações para o TC.
    Mesmo as condições de trabalho e algumas "mordomias" que visavam - também - garantir uma base de recrutamento de alta craveira e idoneidade, parecem cada vez mais privilégios injustificados.
    Mas a crescente politização (para não lhe chamar partidarização activa...) das magistraturas ou a sua filiação em "obediências" várias, com particular expressão nos tribunais superiores, também está a abalar a confiança na independência e imparcialidade do poder judicial.
    Quando a crise é de valores, não adianta tentar resolvê-la "mexendo" nas instituições.

    ResponderEliminar
  3. Na passada incluam as entidades reguladoras...

    ResponderEliminar
  4. Não é, de modo algum. aliás nunca poderá ser dada a composição e o modo como se escolhem os juizes. Evidentemente também não haverá grande ganho noutro género de recrutamento. assim sendo, preferia o antigo sistema. com todos os seus defeitos, que eram muitos, o STJ oferecia(oferece) mais garantias.

    ResponderEliminar
  5. Por alguma razão os senhores juízes tem, cada um deles, um BMW e outras mordomias, coisa que não acontece com os juízes conselheiros do STJ...
    Porque será???

    Já agora, para pensar:
    Não será o TC inconstitucional?
    É que consagrando a CRP o princípio da separação de poderes, legislativo, executivo e judicial, não será o TC uma longa manus do poder políutico sobre o poder judicial, cabendo ao 1º a última decisão????

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.