No Público de hoje João Miguel Tavares escreve sobre um assunto que também me preocupa: a voragem insana das tv´s pelas chamas dos incêndios criminosos de Verão. Segundo estatísticas oficiosas cerca de 75% dos incêndios terão origem criminosa, sendo certo que a esmagadora maioria de todos os incêndios terão origem em acção humana.
Portanto é de crimes e de terrorismo puro o que temos como espectáculo de verão das tv´s. Não custa muito a admitir, pelo senso comum, que a imagem das chamas, durante horas e horas de transmissão televisiva suscita ímpetos criminosos de imitação em quem é propenso a tal. Tal senso comum é completamente subjugado pelos interesses putativos de uma lógica informativa insana e perversa, logo ilegítima e irregular. Parece que estes jornalistas foram formatados como máquinas de produzir notícias sem olhar o conteúdo e efeitos deletérios com gravidade extrema, que provocam. São os mesmos que se preocupam em ocultar a face de uma criança qualquer que apareça numa gravação mas não se detêm um segundo a pensar no efeito das imagens do fogo durante horas e horas a consumir matas, casas e bens, com efeito seguro de imitação e que é fonte de novos incêndios cada um mais espectacular que o anterior e por isso apetecível do ponto de vista noticioso. Piromania pura, em modo virtual.
Sabendo isso os directores de informação dos canais de televisão participam nesse espectáculo de dar pasto às chamas em imagens de televisão actuando como pirómanos virtuais em nome de uma falsa liberdade de informação e uma muito discutível liberdade de conformação informativa.
Octávio Ribeiro da CMTV, Paulo Dentinho e António José Teixeira na RTP, Sérgio Figueiredo na TVi e Ricardo Costa na SIC, para além dos adjuntos e demais responsáveis são os nomes dos pirómanos.
Tenham juízo!
5 comentários:
Clap, clap, clap...completamente de acordo!
finalidade:
empobrecimento dos fascistas que não votam na esquerda
É verdade. Lembro-me de há muitos anos o Pacheco Pereira referir isso na tv.
E isto?
http://www.cmjornal.xl.pt/mundo/detalhe/vou_ter_um_filho_com_a_minha_irma.html
Detestável mundo novo... dá vómitos...
Pelo menos o Costa interrompeu as férias, ao contrário do 44 que se andava a passear no Quénia enquanto o país ardia e tardava em pedir ajuda ao exterior. -- JRF
Enviar um comentário