quinta-feira, dezembro 30, 2021

O esquema da grande burla de Ricardo Salgado

 Expresso de hoje:


É sabido que Ricardo Salgado não admite qualquer culpa criminal no caso BES/GES. Até afirmou nunca ter corrompido ninguém apesar de uma acusação desta semana revelar que afinal houve um banqueiro brasileiro que foi corrompido pelo BES e por quem nele mandava, claro. 

O caso BES/GES tem contornos complexos devido à miríade de operações financeiras, algumas delas espelhadas neste artigo em que se revela Salgado como real e efectivo detentor do poder de mando em determinadas offshores, bem escondidas dos clientes e até de quem tinha o dever de fiscalização das actividades bancárias. Para esconder este esquema, Ricardo Salgado pode muito bem ter cometido crimes conexos, como falsificação de documentos, particularmente contas do banco que administrava. 

A grande burla pode muito bem ser essa: enganar clientes e supervisores numa altura em que procurava salvar o banco que afinal já estava perdido. É típico de empresários e Salgado caiu na tentação. O dolo é eventual, na melhor das hipóteses e sucede a muitos empresários falidos: procuram por todos os meios salvar-se quando já percebem bem que estão perdidos. A angústia leva-os então a cometer crimes, neste caso económicos e de gravidade inaudita. Como se convencem que estão apenas a tentar salvar o património nem se dão conta dos crimes que cometem nessa ingente tarefa.

Em paralelo, os crimes já conhecidos e relacionados com o caso PT e outros e os "homens de mão", ligados a José Sócrates, participaram neste esquema, mesmo sem o conhecerem. Serão crimes menores comparados com a grande burla, mas maiores em termos de dano à sociedade portuguesa. 

O caso está concentrado em alguns processos crime que agora chegam às autoridades judiciais, mormente as de instrução criminal, no TCIC. 

Julgo que será muito difícil destrinçar entre os mega-processos ( Marquês, EDP e  BES/GES) as actuações singulares de tais arguidos, como José Sócrates, Armando Vara ou Manuel Pinho, entre outros. 

Por isso o conhecimento de tais factos complexos na sua execução e simples no respetivo desiderato, compete a um juiz de instrução que será obrigado a relacionar tais factos e conexões. 

A tarefa relativamente aos processos "Marquês" e BES/GES  "calhou" a Ivo Rosa. De acordo com o que já provou, na decisão instrutória do caso Marquês é um juiz manifestamente incompetente e de modo algum merecedor da classificação de mérito que tal lhe permite, no meu entender e que várias dezenas de acórdãos já vieram confirmar amplamente. 

O CSM do Conselheiro Lameira continua a entender, porém, que o juiz mais apto a tal tarefa será mesmo o tal Ivo Rosa. Depressa saberemos que se enganou e tal será notório nos próximos meses. Mas continua a marrar na obsessão estranha de retirar processos que possam calhar a outro juiz.

Mistérios.  

Sem comentários: