quarta-feira, fevereiro 23, 2022

Para além disso, morreu Gary Brooker

 Gary Brooker, o principal músico dos Procol Harum morreu ontem. Não vale a pena alardear aqui, como fazem os jornais e sítios da net, conhecimentos copiados porque há um sítio na Net que explica tudo sobre o grupo que publicou três discos no final dos anos sessenta que se tornaram clássicos da música rock: o primeiro, homónimo, de 1967, o segundo, Shine on Brightly, em 1968 e o terceiro, A Salty Dog, no ano seguinte. 

Para além desses três discos publicou ainda mais uns tantos que se mostram aqui em vinil  ( os dois primeiros na foto aparecem com um deles ao contrário, porque fazem ambos parte da colectânea TOOFA publicada em 1972, uma excelente prensagem da Fly Records; o segundo, Shine on Brightly,  é prensagem americana e tem capa diferente da inglesa):  


E as versões em cd, da Salvo, de 2009:


Esses três primeiros discos são daqueles que se ouvem do princípio ao fim e não ganharam uma ruga com estes anos todos, como dizem lá fora. Ouvi-os novamente e confirma-se que são obras-primas.

O primeiro foi precedido de um grande single- A Whiter Shade of Pale- sucesso em todo o mundo em 1967 e que toda a gente conhece, pelo menos na melodia, aliás inspirada numa obra do compositor clássico J.S.Bach. 

Em Portugal- e isto não se lê em publicações avulsas porque muita gente nem se lembra ou nem sabe- o grupo teve muita aceitação nos primeiros anos dos setentas, não só por causa da Pálida Sombra de 1967 mas também de outras músicas como Conquistador, particularmente publicitadas num disco ao vivo, com a Edmonton Orchestra do Canadá, em 1972, faz agora 50 anos. 

Talvez por isso o grupo foi dos poucos que veio até cá, nesse ano, a Cascais para um concerto que quem viu diz ter sido memorável. A Mundo da Canção de final desse ano, início de 1973 ( a revista tinha então publicação incerta), publicou uma reportagem e estudo sobre os discos do grupo, numa linguagem absolutamente horrível de pretensiosismo balofo. Numa coisa tinham razão: os três primeiros discos do grupo definem o som e são definitivos, dispensando os seguintes. 










Em 2009 por ocasião do 40º aniversário de um dos discos ( A Salty Dog), foi publicada a obra em cd, pela Salvo, "rematrizados" das fitas originais e acompanhados de pequenos livretos com a história e iconografia do grupo. 
Começou assim:






Em 1976 a revista Zig Zag publicou um dos poucos artigos de imprensa consagrados ao grupo, com entrevista a Gary Brooker, além do mais.





Por mim dei conta da obra dos Procol Harum  aí por 1972 com o disco ao vivo, com uma grande versão de Conquistador. Em Março de 1973 saiu o disco Grand Hotel que foi outro sucesso, também por cá, com o tema do título e A Souvenir of London, para além do Rum Tale ou Toujours l`Amour.

O disco foi um dos que marcou o ano de 1973, sem dúvida. Andava no liceu e alguém comprou o disco. Pedi-o emprestado para escrever isto, talvez numa aula de Moral ( em que ninguém ligava ao que o padre dizia, tal como hoje fazem com as aulas de Cidadania...):






Sem comentários: