quinta-feira, março 17, 2022

Putin: a oligarquia como regime político da Rússia

 Hoje comprei o Jornal de Negócios por trazer um suplemento acerca dos advogados em Portugal. É o Anuário In-Lex de 2022 que aparece muito emagrecido e sem alguns nomes sonantes no elenco. 

Só para dar uma ideia, ficam algumas páginas dos "especialistas" em diversos ramos que aceitaram dar a cara ( e pagar para isso...) para figurarem no "anuário" que deixa muitíssimo a desejar por uma razão simples: segundo dados da Pordata há mais de trinta mil advogados em Portugal! Ora aqui aparecem umas magras dezenas e faltam muitos nomes. 

Por exemplo nem dei conta do nome de Eduardo paz Ferreira...só para mencionar esse prejudicado das redes sociais. 








Alguns destes causídicos, ditos especialistas em direito fiscal, comercial e bancário é que poderiam explicar bem este artigo de Susana Paula acerca dos oligarcas russos e regime de Putin que acapara desde sempre tal sistema, numa verdadeira oligarquia, sem paralelo na Europa e talvez com algumas semelhanças ao regime angolano.

Do que não me lembro é de haver notícia acerca de procedimentos pré-penais acerca de branqueamento de capitais sobre estes indivíduos de proveniência russa, ao contrário do que sucede com certos angolanos, como um Manuel Vicente, por exemplo. 

Assim, fica ao cuidado do MºPº a notícia que é pública e agora talvez vá desencadear procedimentos, como aconteceu ao pobre Abramovitch, agora na mó de baixo e portanto, para abater e bater com força, processualmente. É sempre assim,  a coragem judiciária...


A propósito disto repito o que escrevi acima: ou isto é verdade ou não; se for, não vejo modo de defender um regime destes. Não tem paralelo civilizacional, tal como conhecemos na Europa e mesmo nos EUA. 

Os milionários europeus e americanos, e talvez os asiáticos, mesmo chineses, não são da mesma estirpe, parece-me bem. 

Estes, russos, são mais parecidos aos que Balzac definia: por trás de uma grande fortuna há sempre um crime. No caso, muitos, parece-me. 




Sem comentários:

Megaprocessos...quem os quer?