domingo, junho 21, 2020

Junho de 1970

Há 50 anos, durante a última semana de  Junho de 1970,  comprei a revista Paris Match que tinha esta capa empolgante sobre o futebol de então:


A capa reproduzida não é a da revista que comprei e que ao longo dos anos se corrompeu e amputou de algumas páginas, incluindo a capa. Esta vem da internet, felizmente possível de recuperar bem como algumas páginas que também desapareceram do exemplar que guardo.
Evidentemente que ao ver a imagem da revista dependurada no quiosque da loja da esquina não resisti. Afinal o campeonato do mundo de futebol tinha acabado há dias e o Brasil tinha sido campeão, com a figura de Pelé em destaque. Nem me ocorreu que perante a data, as imagens mostradas nunca poderiam ser as da final que tinha acontecido precisamente há 50 anos, no dia 21 de Junho.  Só o descobri quando a tinha pago...mas a revista ficou e as páginas tornaram-se icónicas:








Logo a seguir à reportagem sobre o futebol apareciam páginas sobre um fenómeno perturbador e que por cá também começava a despontar socialmente: a droga.
Com 13 anos, foi essa a primeira vez que tomei consciência que existia um problema grave com a chamada "overdose" e não precisei de avisos que apareceram por cá, um par de anos depois, a dizer "droga, loucura e morte", em cartazes.



Sem comentários:

Megaprocessos...quem os quer?