sábado, dezembro 24, 2022

Boas festas com músicas de Natal

 Hoje a Antena Dois, no programa Café Plaza ( que pode ouvir-se em podcast) transmitiu música variada de Natal. 

A música de Natal é inspirada no nascimento de Jesus Cristo que os Evangelhos nos dizem ter acontecido no final de Dezembro, marcando-se o dia 25 como de celebração de tal acontecimento.

O Natal é por isso uma efeméride essencialmente cristã e a cultura ocidental sempre foi inspirada por tal Fé.

Assim, a celebração de Jesus Cristo, mormente o acto supremo de Amor para com a Humanidade,  relembra-se e repete-se na Missa, num mistério reservado aos católicos com Fé. 

No tempo da música do século XIX vários compositores interpretaram a Missa em música e um deles, de modo excepcional, para mim: Schubert, com a Missa Alemã,  uma composição de meados do século XIX que ouvi pela primeira vez num indicativo do programa de rádio, Em Órbita, na transição para os anos oitenta.

O disco que tal reproduzia era também um mistério porque não era identificado, quanto à respectiva versão, coro e orquestra. 

Durante vários anos procurei tal versão e fui encontrando várias que não me devolviam o som original que ouvira durante muitas vezes mas em trecho muito curto, de alguns segundos e no caso tirado do cântico na parte final Schlussgesang. 


De todas as vezes que ouvia um discos destes a conclusão era de frustração porque a música não soa toda do mesmo modo e por isso a busca do graal do som agradável ao ouvido é constante. 

Um dia, há alguns anos, na discoteca Louie, Louie, nas escadinhas que ficam na rua que desce do edifício onde eram os Grandes Armazéns do Chiado e em frente do prédio onde funcionavam as instalações da Valentim de Carvalho, em Lisboa, descobri finalmente o graal sonoro, por mero acaso:





A música é sublime mas o som bastante fraco, na prensagem do disco, de 1973, da Valentim de Carvalho. Não sei se o disco original , gravação também de 1973, terá um som melhor, mas um dia tento-me a experimentar.

No Natal de 1974, para além destes sons celestiais e muito agradáveis ao ouvido, deleitava-me com outra música que nesta quadra de Natal era assim apresentada numa revista suíça ( Pop):


Qualquer um dos discos apresentados é representativo das tendências e músicas da época que nunca mais se replicaram posteriormente. Todos me interessavam e comprei-os depois, na versão original que ainda ouço hoje em dia, com muito proveito.

Para mim é música de Natal, com desejos de Boas Festas a todos, particularmente  os que também apreciam estas coisas. 


Sem comentários:

25 de Abril: a alegria desolada