sexta-feira, dezembro 13, 2013

Assembleia Nacional e Assembleia da República: ver as diferenças

A revista Observador de 23. 2 .1973  publicou um artigo de cinco páginas sobre o funcionamento da Assembleia Nacional, com uma acuidade e clareza de exposição que o jornalismo de hoje não alcança com facilidade.
Torna-se muito curioso comparar o funcionamento da então Assembleia Nacional com a actual Assembleia da República, mormente no nível das "comissões"... e sendo o regime "fassista" como o proclama a Esquerda que cunhou o termo designativo, afinal aproximava-se bastante do modelo democrático que temos.


4 comentários:

Maria disse...

Uma verbalização correcta e uma postura política exemplarmente educada, perfeitamente constatáveis nos debates travados na anterior A.R.,. comparadas com o palavreado reles, oco, não raro rude e frequentemente muito pouco polido, a roçar o ordinário, não têm comparação possível. É como da noite pró dia.

Numa visão analogística das duas realidades e à falta de melhor exemplo, a diferença situa-se entre a dignidade pessoal e a educação primorosa de um príncipe e a de um estivador ou carroceiro.

Carlos disse...

Maria,

Era una vez un lobito bueno, al que mal faziam todos los corderos.
E havia também una bruxa hermosa um príncipe malo e um pirata honrado.
E todas estas cousas havian una vez, quando eu sonhava o mundo ao revez!

Cumprimentos.

P.S.: texto em espanholês

Maria disse...

Carlos, não aprecio nada mensagens indirectas ou encriptadas (como agora soe dizer-se), de modo que o meu comentário acima, repetindo-o tal e qual, só peca por defeito: a linguagem indecente utilizada naquela sessão parlamentar - e, imagine-se!, já em plena 'democracia', a tal que vinha libertar o povo e pelos vistos também dar largas a linguagem abaixo de cão - pelos auto-intitulados representantes do povo, supostamente civilizados e de educação superior, como seria de esperar de políticos mìnimamente decentes a linguajar naquela Casa, era de tão baixo nível que francamente nem encontro adjectivos apropriados para os classificar adequadamente, como mereciam.

Carlos disse...


"indirectas ou encriptadas"

Indirectas? encriptadas?...azedou de vez!

Megaprocessos...quem os quer?