segunda-feira, julho 12, 2021

Morreu Vasco, um dos sempre-fixes

 Segundo se noticia por aí, morreu um desenhador que nem gostava que lhe chamassem cartoonista. Assinava Vasco e os obituários são resumidos, omissivos e desinformativos porque se escusam a contar a história toda do desenhador. Não percebo bem porquê mas desconfio: Vasco era um dos desenhadores mais radicais e comunistas da extrema-esquerda que despontou em Portugal logo a seguir ao 25 de Abril de 1974, como centopeias saídas debaixo das pedras onde se escondiam com medo do fassismo. E muitos dos que mandam nos actuais expressos e observadores foram compagnons dos vascos, gonçalves e outros, como este que era de Castro.

Não obstante, este Vasco era um bom desenhador embora tributário, no estilo,  de um inglês que assina Ralph Steadman e que tem um talento a que o nosso Vasco nem chegava aos calcanhares. 

Conheci este Vasco agora falecido, não no Público ou no Diário de Notícias mas muito antes, no jornal Sempre Fixe, um título muito antigo e que recomeçara a sair outra vez pouco tempo antes de 25 de Abril de 1974, em 6 de Abril desse ano.


A ficha técnica vinha na última página do suplemento que era a cores e uma novidade mesmo em 1974. O Diário de Lisboa, aliás, tinha já suplementos com cores em quadricomia, o que era uma evolução que se perderia na voragem das bancarrotas que se seguiram. Só em 1978 voltei a ver quadricomia nos jornais semanários e primeiro nas publicidades a isqueiros e coisas assim. Enfim, as maravilhas do 25 de Abril no campo económico. 


 Aliás, para se poder ver melhor como é que foi, logo em 1974, o mesmo jornal publicou na edição de 31 de Agosto uma espécie de entrevista com um tal Vítor Constâncio, já designado secretário de Estado do Planeamento Económico (!!!) em que o mesmo dizia coisas espantosas a propósito da queda abrupta da produtividade e do défice da balança de pagamentos portuguesa, então já no vermelho do alarme mais premente. A bancarrota seguiria dali a pouco tempo, nem sequer dois anos. Porém, o bravo governante, inteligente como poucos e habituado a suar estopinhas pintadas no Parlamento, garantia que estávamos a salvo de qualquer desgraça. Afinal, para além das divisas que os emigrantes poderiam mandar, mas deixaram de o fazer por motivos estranhos, certamente,  tínhamos muito ouro guardado no cofre...o qual como se sabe era proveniente da "pesada herança" que foi sempre um fardo para estes antifassistas. 


Nessa altura o jornal semanário, já dirigido por um dos maiores sectários comunistas que houve na imprensa portuguesa A. Ruella Ramos( e que também dirigia o Diário de Lisboa durante o PREC) ainda não tinha o desenhador Vasco ao serviço, eventualmente por estar ausente do país, por não gostar e ter horror ao fassismo. 

Porém, em Agosto de 1974 e até 1975, altura em que o jornal acabou por falta de combustível revolucionário, desviado para outras paragens, já por lá andava afadigado a "malhar na direita". Assim: 









Um exemplo muito concreto da extrema tolerância democrática da esquerda comunista...em 21 de Setembro de 1974, e  que permite a um Pacheco Pereira os magníficos artigos negacionistas que tem assinado no Público.


E esta para recordar como a esquerda comunista tratou a "Amália" logo a seguir ao 25 de Abril. O cartoon é de 21 de Setembro de 1974






´


Ou a elegância estilística com que o ex-presidente da República foi retratado em 16 de Novembro desse ano:




E já de Fevereiro de 1975, perto do estertor editorial, um concentrado sumarento da ideologia do Vasco: 


Como bónus um artigo de 30 de Setembro de 1974 da autoria de uma certa Isabel do Carmo, uma democrata como poucas que por cá se viram e agora atesta no que escreve, sempre a vituperar a falta de liberdade do fassismo. Com ela a mandar seria o reino da mais ampla liberdade...


Para se ver melhor a semelhança estilística do finado com o desenhador inglês Ralph Steadman aqui fica uma ilustração retirada do livro de George Orwell, A quinta dos animais, ilustrado pelo mesmo e publicado este ano pela Cavalo de Ferro:


Para se comparar o estilo de ambos os desenhadores talvez valha apena mostrar uns desenhos de Ralph Steadman na Rolling Stone de 27 de Setembro de 1973, por ocasião dos graves problemas que Richard Nixon enfrentava no seu país por causa do Watergate. 
A capa tem um desenho do autor: 





ADITAMENTO:

Os obituários das revistas Visão e Sábado, bem como o do Expresso omitem a referência à publicação dos cartoons no semanário Sempre Fixe e do seu extraordinário carácter sectário e revelador do sentimento anti-democrático do seu autor, bem como da sua aversão ao pluralismo e no fim de contas à tal "liberdade". 
Os autores não devem conhecer tal semanário...





Praticamente copiam-se uns aos outros, ou então copiam da matrix original, a habitual madrassa da desinformação subtil mas perene, em Portugal.  O autor da Visão -A.A.N. que não sei quem seja- ainda vai mais longe na intrujice ao mencionar a luta do "homem pela liberdade". Não há dúvida!
É uma tristeza.


Sem comentários:

25 de Abril: a alegria desolada