sábado, novembro 05, 2022

João Carlos Calixto e o gramofone da nossa mpp

 Quase todos os sábados me levanto cedo para ouvir às oito horas da manhã este programa na Antena Um:

E que tem um género de programação, há uns meses a esta parte, interessante, com entrevistas e músicas avulsas dos entrevistados, abrangendo personagens e figuras de relevo da música popular de todos os quadrantes. 

Hoje foi a vez de Paco Bandeira, artista importante da nossa mpp, com opiniões desassombradas e com uma entrevista que vale a pena ouvir:


João Carlos Calixto é um indivíduo que percebe como muito poucos a história da música popular portuguesa contemporânea, tendo já publicado um livro sobre o assunto em 2014. 
Com uma capa anódina, tem textos interessantes e uma resenha, por ordem alfabética, de quase todos os artistas cuja produção musical foi relevante nos anos sessenta, até 1974, com excepção dos da música rock e do fado ou mesmo da "canção ligeira", o que torna necessário e essencial o aparecimento e publicação de uma obra que abranja tais categorias de artistas imprescindíveis para nos conhecermos culturalmente. Falta por exemplo alguém que escreva algo sobre a etiqueta Orfeu e os seus artistas de música popular que então eram mais populares do que os que foram aqui elencados. Por exemplo, o Conjunto António Mafra ou o Conjunto Maria Albertina, além de outros. 
Tivesse eu tempo...







Sem comentários:

Megaprocessos...quem os quer?