domingo, julho 16, 2023

Jane Birkin n´est plus

 Em 1969 Jane Birkin, agora falecida,  tinha pouco mais de 20 anos e estava associada a Serge Gainsbourg que já tinha composto a canção Je t´aime, moi non plus, um tema musical muito cativante, baseado na mesma melodia, com reflexos em Bach,  que tinha inspirado os Procol Harum para a composição Whiter shade of pale de alguns anos antes. 


A canção Je t´aime... foi um sucesso imediato, na Primavera desse ano e teve edição nacional, em single, reeditado aliás em 1974.




(imagens tiradas do Discogs)

Esta publicação tem tanto maior importâncias quanto o single foi censurado em vários países, incluindo a França, no rádio da época, como dava conta a Rock & Folk de Março de 1969:




Por cá, a penúria de imprensa dedicada à música popular não impediu a revistinha Mundo Moderno de 15 de Setembro de 1969 de noticiar o acontecimento:


E o single vendia-se livremente:


E uns meses depois, em 1 de Novembro de 1969,  voltava ao tema:



A Rock & Folk em Setembro de 1969 entrevistou Serge Gainsbourg a propósito da sua vida artística e sobre a canção o mesmo disse:




Conviria perguntar ao Pacheco Pereira como é que em 1969, no tempo do fassismo, foi isto possível em Portugal...e porque é que nos outros países também havia censura, já agora. 

Sem comentários:

O Público activista e relapso