segunda-feira, dezembro 24, 2018

O happening do SIS

"Happening" era uma palavra usada nos anos sessenta para designar manifestações artísticas bizarras em que apareciam artistas hippies e afins. Hoje serão as "performances". 

A última de âmbito nacional é esta: 


Como o ridículo deixou de cobrir o SIS, organismo dependente do primeiro-ministro não há vergonha que lhes pegue ou demissão que se lhes imponha. Vigiam, lêem jornais, blogs e redes sociais, eventualmente para além do limite legal e depois dá no que se viu: o ridículo que os cobriu completamente e não se dão por achados.

Coisa semelhante ocorreu em Fevereiro de 1982, com uma "greve geral", anunciada como a maior de sempre, com as empresas públicas todas que o PCP e o PS nacionalizaram, a aderir ao "protesto" contra o governo que era então da AD, famigerada por ser de "direita".

Há uns anos escrevi um texto assim:  

O que faz a Esquerda sempre que vê o chão político fugir-lhe debaixo dos votos? Em 1982, tal como hoje, faz isto:




Portanto, vinha aí o apocalipse...e o ministro das polícias, Ângelo Correira não poupou nos meios...tal como agora o ridículo Cabrita.

O fantástico Ângelo que um dia disse numa entrevista  a uma revista que tinha metido muitas cunhas e se orgulhava disso ( o crime de tráfico de influências na época era uma das "normas adormecidas...) inventou nessa altura uma fantástica intentona com pregos...que a esquerda se apressou a imputar a uma mítica extrema-direita. Tal com hoje...

Ora uma greve geral assim tinha um motivo: a "direita" não apeava e isso é fatal para a esquerda porque o poder, o Estado e tudo o mais pertecem-lhe por direito divinizadamente laico.

Quando tal acontece, a Esquerda reage. Em 11 de Fevereiro de 1982, o O Jornal publicou esta capa com sete páginas no interior dedicadas à "greve geral", marcada para o dia seguinte, Sábado.
Governava ainda Balsemão e o seu governo, embora já quase em estertor político que o PCP, aliado à esquerda radical , aproveitou para sacudir ainda mais, com uma greve geral marcada pela CGTP-In. A UGT ficou de fora...
O ministro das polícias de então era...Ângelo Correia que mobilzou sete mil polícias para a rua.

A greve, parcial, saldou-se pelo costume: uma vitória rotunda para a Esquerda e um fracasso para o governo então dito de "direita" ( estavam lá Balsemão, Basílio Horta Freitas do Amaral e Baião Horta, conhecidos direitistas da nossa praça política...e que disso deram sobejas mostras nos anos vindouros, como agora dão).

Para além da Esquerda do PCP o que faz a Esquerda radical quando se sente acossada nos seus valores revolucionários e de raiz utópica? Reage outra vez e outra ainda.
Entre outras coisas que agora experimentam nas ruas, na altura experimentaram isto que mais tarde deu em grande problema social, penal e político: criaram as FP25...

Na altura, este Ângelo das polícias, ministro das ditas, foi ridicularizado pelo O Jornal da semana seguinte, 19.2.1982. As polícias do Ângelo fizeram três prisões e os jornalistas apoiantes políticos da Esquerda, incluindo a revolucionária, esmeraram-se em separar a Esquerda do PCP, da Esquerda do PRP e da UDP, tendo de caminho imputado à extrema-direita, "infliltrada" , a responsabilidade pelas acções "insurreccionais". É ler...
E no entanto, acabaram por historiar o embrião das FP25. Dali a pouco, a história seria outra e afinal a "extrema-direita" ficaria fora do retrato sangrento da nossa esquerda revolucionária que não tinha aceite ainda as regras do jogo democrático burguês.



Hoje em dia já não se escrevem notícias assim...

Sem comentários: