terça-feira, dezembro 13, 2011

Horários escolares

Segundo notícias de hoje, ( jornal i) o Ministério da Educação prepara-se para rever o curriculo do 2º e 3º ciclos e do ensino secundário. Pelos vistos são "alterações cirúrgicas" que não contendem com o modelo jacobino que temos no ensino oficial.
A distribuição das disciplinas fica assim ordenada:

Em 1970-71-72, no antigo 4º e 5º anos, correspondentes aos oitavo e nono actuais, a distribuição das disciplinas e currículo respectivo estava assim ordenada:

Aulas, praticamente só de manhã. Poucas disciplinas. Quem frequentava este ensino ficava pelo menos preparado para saber o essencial de modo a entrar no ensino superior sem problema de maior. As "explicações" eram raras e apenas destinadas aos mais desleixados, para não dizer outra coisa.

Passados quarenta anos, o que temos como panorama de ensino básico e secundário? Uma frequência massificada e que quadruplicou o número de alunos, pelo menos. Disciplinas extravagantes que agora se pretendem "enquadrar", se não eliminar, do currículo. E em vez de se acompanhar a mudança quantitativa com esforço qualitativo correspondente, o laxismo e facilitismo prevaleceu. A incompetência ganhou. Tudo em nome de ideais fabulosos de democracia, igualdade, solidariedade e mais um par de botas. Novas e para fazer inveja às do Velho...
Só como nota de curiosidade: estes horários eram oferecidos pelas livrarias e papelarias, em troca dos livros, claro está. Que eram comparativamente mais baratos que hoje, em menos profusão e com maior rigor científico em certas matérias. No caso, os horários são da Livraria Bertrand.

Questuber! Mais um escândalo!