A revista francesa L´Obs desta semana tem artigos sobre um fenómeno recente que foi o aparecimento de um ChatGPT, um sítio onde é possível interrogar um robot acerca de assuntos diversos e obter respostas com a coerência da inteligência artificial sobre quase tudo, gerando-se uma conversa que aproveita os conhecimentos dos servidores do referido sítio, recheados de informação sobre tudo.
A revista mostra em editorial alguma preocupação com o tema, uma vez que pode assustar os menos prevenidos e ajudar os mais habilidosos.
Para testar as virtualidades deste sabe-tudo virtual, Jim Austin, o editor da revista Stereophile, dedicada a assuntos de aparelhagens de som, fez a experiência perguntando umas coisas à máquina, acerca do conceito de "hi-fi". Foi assim, como mostra na edição de Março de 2023:
Fico mais descansado porque ainda não é desta que vamos ter o cenário apocalíptico descrito num livro recente do escritor português José Rodrigues dos Santos ( Imortal, de 2019).
Por outro lado, o sindicato dos juízes portugueses está muito entusiasmado com esta nova forma de obtenção de saberes, conhecimentos e ajuda online.
Espero que não dêem com os burros na água...
ADITAMENTO:
Dei conta que na Wired deste mês, edição americana há um artigo sobre o mesmo assunto ainda mais aprimorado, neste caso sobre a IA aplicada a imagens e ilustrações. "Wow"!
Sem comentários:
Enviar um comentário