quinta-feira, setembro 08, 2022

Música desenhada a sonhos

 Durante muitos anos soube da existência deste livro que retrata em 125 ilustrações desenhadas o que foi o advento da música rock desde os primórdios anteriores ao rock n` roll, até ao início dos anos setenta. 

 Guy Peellaert, o seu autor, (juntamente com Nik Cohn, autor dos textos), belga, nasceu em 1934 e morreu em 2008 e por isso tinha quase 40 anos quando publicou o livro, em 1973, numa primeira edição americana que mais tarde deu origem à segunda edição, no ano seguinte e em Londres, que é esta e que encontrei há dias, algures:


Com ilustrações como esta, com todos os grandes do rock n roll dos anos cinquenta:


O nome de Peellaert já era alvo da minha curiosidade, durante o ano de 1974 por causa das capas destes dois discos que saíram nesse ano e com ilustrações do artista, mesmo sem saber ainda de quem se tratava.
A primeira, aqui numa publicidade  da revista National Lampoon de Junho de 1974 é do disco de Bowie, Diamond Dogs e a imagem foi alvo de censura por causa das partes pudendas do animal, apagadas em função dos usos e costumes da época e que aqui podem ser conferidas, na versão original. 


E a mesma publicidade na contracapa da revista Rolling Stone de 6 de Junho 1974:


A segunda é do lp It´s only rock n´roll ( but i like it) dos Rolling Stones, saído em Outubro de 1974 e que se ouvia em Portugal por altura do Natal desse ano:


  A revista Rock&Folk de Novembro de 1974 foi a primeira que comprei e lá trazia a recensão do disco, sem mencionar o nome de Peellaert, pelo que não foi por aqui que comecei a ligar as ilustrações ao nome. 
A primeira vez que terei reparado nisso foi em Setembro de 1975 ao ver as capas da revista do ano de 1973 e ao reparar que na edição de Novembro desse ano a revista até lhe dera a capa, certamente por causa da edição do livro acima mostrado. Porém, tal revista ainda a não tinha porque só a comecei a comprar em Outubro de 1974. Só mais tarde a consegui encontrar e por isso a posso mostrar. 





Em Novembro de 1975 uma ilustração demasiado impressiva e reproduzida nessa revista,  reenviou-me ao sumário onde vinha o nome de Peellaert. 


Desde então fiquei com a pulga atrás da orelha e na edição de Junho de 1976 lá vinha outra vez o nome de Peellaert associado a uma ilustração.



Nunca mais esqueci mas passaram-se anos até dar de chofre com isto, em Outubro de 1982: a reedição do Rock Dreams e com a história do livro ilustrado, concluindo que Guy Peellaert era um artista que nasceu pintor de ícones num mundo que consome tais ícones como se fossem pratos de papel! Sonhos europeus que na maior parte evocam uma América que também é um sonho, como diz o autor do artigo .










Qual a imagem que então mais me impressionou? Foi esta cujo original aparece no livro de 1974 mais recortada do que na reprodução de 1982, o que não deixa de ser curioso:



E esta também me tinha impressionado, pela cor obtida pela técnica mista com uso do aerógrafo:


Rock Dreams, para mim, não deixa de ser um livro de sonho, como se diz agora, embora lhe atribua outro significado. 

Sem comentários:

Megaprocessos...quem os quer?