domingo, setembro 11, 2022

Um certo modo de ver...

 No CM de hoje, o "jornalista" Octávio Ribeiro relata assim o seu particular modo de olhar para uma foto algo lúgubre:


Esta é a primeira imagem oficial de Carlos III. Em fundo, vários elementos cinzentos e uma obscuridade que os ensombra. Na lareira, apagada, o fundo obscurecido pelo carvão mostra o reflexo do ambiente soturno do sítio que a rodeia. Flores brancas, de funeral, símbolo da podridão natural e já desfocadas pelo tempo. O castanho da mesa, cortado pela base de escrita em papel, descentra a atenção pela predominância do tom que relega a prata para uma salva sem fulgor. 

O "punctum" é a foto do novo rei, já envelhecido como os cabelos a mais que o cobrem, num olhar ausente e distante e algo melancólico na pose, nova com muitos anos em cima. 

A rainha falecida é um adereço de retrato em tons de azul e chapéu que lhe cobre qualquer olhar. O novo rei enquadra-se neste ambiente, enfiado debaixo de uma mesa, como em busca de protecção e esconderijo.

A passagem do tempo pouco ensinou de novo a estas figuras já enceradas. A estabilidade familiar que as acompanhou ao longo da vida encontra pleno eco na tragédia "shakespeareana" que atingiu o novo rei, segundo a suas próprias palavras antigas. O exemplo nem sequer se pode encontrar na relação do antigo casal da rainha falecida com o duque também já desaparecido,  um simulacro de felicidade para media ver e estes comentadores de circunstância papaguearem, por motivos que me escapam.


Sem comentários:

Megaprocessos...quem os quer?