quarta-feira, dezembro 28, 2022

A música rock de sempre

 Em Janeiro de 1987 a revista americana Guitar Player perfazia 20 anos e comemorava a efeméride apontando 20 discos essenciais de guitarra, em várias categorias, como o jazz, os blues, baixo, country, clássica e steel. 



A música rock mais tradicional é essencialmente música de guitarra, pelo menos até aos anos oitenta em que os sintetizadores invadiram o palco sonoro. Antes, os teclados soavam mais nos discos de música "progressiva" e por isso a guitarra era o elemento mais típico e identitário do rock.

Assim, a revista considerava os 20 discos essenciais de música rock, com guitarra incluída:









Em vinte discos essenciais, de guitarra no rock, há dois dos anos oitenta: um dos Police e outro de Metal Fatigue que não conheço e nunca ouvi, até hoje ( e hoje, via youtube tornou-se apenas interessante). Metal Fatigue era obra de Allan Holdsworth, um veterano da guitarra e portanto de décadas anteriores. 
Nem um disco de Frank Zappa, apesar de a revista o considerar um dos guitarristas mais subestimados no rock e até lhe dar a honra de entrevista sobre o assunto, tal como tinha feito dez anos antes, o que não deixa de ser irónico.






Na categoria baixo, outro dos instrumentos fundamentais do rock:





Dos anos oitenta, há...quatro. Ou cinco se contar o de 1980.

Num poster mostrava "memorabilia" de uns 20 que eram importantes:


Com uma legenda em que aparece até Carl Perkins ( 14) como um dos músicos que influenciou os Beatles.
A guitarra partida é de Pete Townshend dos The Who do tempo de Quadrophenia ( 1973):



Sem comentários:

Megaprocessos...quem os quer?