quinta-feira, abril 06, 2023

Lá fora também havia censura: a vida é breve mas a arte perdura.

 Aqui uns postais atrás, sobre o jazz, foi mencionado este blog e a história do primeiro festival de jazz de Cascais.

Um dos artistas participantes foi Charlie Haden, cripto-comunista que veio fazer um pequeno comício político no meio do espectáculo e passou o tema Song for Che, com as conotações evidenciadas pelo mesmo e  a propósito uma singela homenagem que entendeu fazer aos movimentos terroristas nos territórios africanos de Portugal, na altura o Ultramar, em guerra de guerrilha com três frentes. 

Por causa disso foi preso durante algumas horas e conduzido ao aeroporto para ir fazer comícios na terra dele. 

Tal sucedeu em 1971 mas em Julho de 1968, outro activista também já tinha feito comício com propósito idêntico. Keith Emerson, teclista do grupo Nice e que viria a ser figura preponderante nos Emerson Lake and Palmer, dali a poucos anos, durante um espectáculo no Royal Albert Hall, na democrática Inglaterra, protestou contra a guerra  no Vietname e pelos "direitos civis" e para sinalizar o protesto,  pegou fogo a uma bandeira de papel. 

Por causa do feito, o grupo foi imediatamente removido do palco e banido do espectáculo. Nesse mesmo ano quando o grupo Nice se preparava para uma tournée, do outro lado do Atlântico, o activista teve que garantir que tais habilidades não seriam repetidas nas terras americanas. 

Em resultado disso, o disco, America, um single, atingiu um vigésimo lugar nas listas de vendas, o que de outro modo seria improvável, tal como conta a revista Record Collector, de Abril de 2023. 

Diferença entre a Inglaterra e Portugal, na época? Quanto à censura por motivos políticos não vejo nenhuma, neste caso...

Keith Emerson já faleceu ( em Março de 2016) mas a sua música continua a ser apreciada. Quanto à sua luta...enfim, o músico tinha na altura 24 anos e tocava teclados, como o pai que aliás o obrigara a aprender música. A arte ficou...tal como este disco que tenho por cá e se escuta ainda hoje com muito proveito. A foto é de um idêntico, original, tirada na net.


Sem comentários:

25 de Abril: a alegria desolada