Faz hoje 45 anos, segundo nos lembra este magnífico blog, que o "conjunto" português Filarmónica Fraude foi anunciado ao país no Diário de Lisboa de 12 de Agosto de 1968.
A/O Filarmónica Fraude era uma criação de cinco jovens de Tomar, estudantes então a acabar o Secundário, orientados por um estudante do IST, António Avelar Pinho, um dos génios da mpp. Escusado será dizer que é um dos meus grupos preferidos da mpp, a par da Banda do Casaco, também com a orientação fundamental de António Pinho.
O artigo do Diário de Lisboa, assinado por Assis Pacheco (um dos expoentes do jornalismo luso, já desaparecido) ainda mencionava uma canção em preparação pelo grupo, "conjunto" como então se dizia. A canção, para mim a melhor do grupo é Animais de Estimação que é uma pérola do pop nacional.
Aqui fica a imagem do artigo surripiada naquele blog.
A revista Mundo da Canção, mensal, editada então no Porto, publicou logo no seu terceiro número, de Fevereiro de 1970, uma entrevista com o grupo.
Em 26 de Junho de 2009, a banda reformulou-se em Tomar, lugar de aparecimento e tocou um concerto memorável a que António Pinho assistiu,participando. A foto documenta o acontecimento, com António Pinho, à direita na foto, acompanhado de um anónimo que assim pretende continuar a ser.