terça-feira, janeiro 31, 2023

Russos e americanos em guerra no espaço...

 Na revista francesa de bd, Métal Hurlant, nº 6 de Março de 1976, o desenhador Tardi publicou esta pequena bd sobre um confronto no espaço sideral entre uma nave americana e outra russa. A americana é uma espécie de secador e a russa é uma espécie de submarino amarelo de cor diferente...e os invasores saem vencedores, mas por pouco tempo. 

Uma metáfora...e como não sei russo não consigo saber o que se diz no título ou na vinheta final, com uma imagem da estepe eslava. Alguém sabe?  

Não vale adivinhar pelas legendas que Vasco Granja colocava no final dos desenhos animados que costumava passar na RTP dos anos setenta, na altura em que estes desenhos foram publicados...

 








Quanto ao secador de cabelo tornado nave espacial, a ideia foi imediatamente retomada por Moebius, no número seguinte, no segundo episódio da Garagem Hermética de Jerry Cornelius.



Para ressurgir dois anos depois, em Julho de 1978, no nº 31 da revista, como um artefacto sofisticadíssimo e letal, capaz de reduzir a nuvens de fumo espesso, enformado em tracinhos, mirabolantes instalações inimigas:



E para ver como desenhava Rembrandt e a semelhança no traço e no estilo de Moebius/Giraud...da revista Dossier de l´art de Outubro de 1999:







Sem comentários:

A obscenidade do jornalismo televisivo