sábado, março 04, 2023

Os servidores do risco e um Statement em evidência.

 No Diário de Notícias de hoje que comprei para ver uma reportagem sobre a fotógrafa Annie Leibowitz,  deparei com esta surpresa:


Quem vê esta imagem e repara nas caixas em que o casal  coloca as mãos pode não imaginar do que se trata e o artigo também não explica muito, para além da referência à "caixa de música" que depois define como "streamers" que reproduzem músicas que estão disponíveis em "plataformas" digitais com resolução sonora mais ou menos elevada, como o Qobuz ou Tidal. 

O "servidor" Statement, da empresa Innuos, está entre os melhores de todo o mundo na alta fidelidade de topo, ou "high end" que isto declina-se tudo em inglês técnico e até a empresa tem nome adequado a tal fenómeno. 

O produto criado pelo casal é coisa que em Portugal poucos conhecem e muito menos têm porque é caro para o nosso nível de vida e se destina a um grupo restrito de amadores de qualidade sonora em música gravada. Por isso o negócio é essencialmente de exportação quase integral, sobrando em cem aparelhos meia dúzia deles para se vender por cá a quem tem interesse e 15 mil euros para pagar por tal instrumento de reprodução de música em ficheiros digitais apanhados via internet ou gravados a partir de cd´s. 

Não obstante, a marca e o produto há muito que é conhecido lá fora, nos fora dedicados à altíssima fidelidade. 

Por exemplo, a revista americana Stereophile, uma das bíblias ( há mais, como a Absolut Sounds) da especialidade tinha este artigo no número de Abril de 2020:









Em Abril de 2022 a revista trouxe, como todos os anos por esta altura, um apanhado do que de melhor existe  no mundo em diversos departamentos da alta fidelidade em música e o aparelho de Nuno Vitorino lá está, considerado o melhor entre os melhores...


Confesso que o aparelho não me seduz por aí além, uma vez que prefiro ouvir discos em vinil e gravá-los em resolução, até mais elevada que a do servidor  e  que posso ouvir de outro modo que aliás o servidor em causa também permite. 
Não obstante parece haver um mercado extenso, lá fora, para este produto e isso merece referência. 
Os encómios dos connoisseurs da especialidade são tão encarecedores, para alguém que se dedicou ao trabalho de realizar uma coisa destas que só por si merece destaque. 

O mesmo destaque aliás que é dado no mesmo jornal a um indivíduo que actualmente chefia os serviços da seguradora Tranquilidade e que aparentemente tem um perfil parecido com o casal Statement.
Este, nesta entrevista curiosa acerca do risco e do seu valor, desconhecido de invejosos vários que pura e simplesmente não compreendem isto que o indivíduo diz:



Se a maior parte das pessoas em Portugal percebesse o que estas pessoas são, fizeram e significam, o país mudava radicalmente deste socialismo podre que temos e se aproveita dos pobres para medrar um pântano de corrupção. 
Infelizmente, tal como o assunto do servidor Statement, é tema para muito poucos e compreensão de ainda menos. 

Sem comentários:

Megaprocessos...quem os quer?