sexta-feira, março 10, 2023

Vermeer em Amsterdão e os flamengos da arte popular

 Até Junho pode ser vista no Rijksmuseum,  em Amsterdão, uma exposição consagrada a Vermeer, talvez das maiores realizadas e consagradas ao artista. 

A revista Le Figaro Magazine fez uma reportagem alargada sobre o artista holandês, do tempo em que os Países Baixos incluíam praticamente a Holanda e a Bélgica, num século em que esses povos substituíram os portugueses e espanhóis como mentores de um comércio aberto com as descobertas portuguesas e algumas das riquezas reluzem literalmente nos seus quadros.






Vermeer nasceu, viveu e morreu em Delft. Por lá pintou quadros e desenvolveu uma arte singular e notável. 


A cidade, segundo consta não mudou muito a paisagem nestes últimos séculos:


Quanto às obras mais significativas do pintor, são por demais conhecidas, mas a respectiva história nem tanto assim, merecendo por isso apontamento e que vale uma vista guiada a tais obras-primas da pintura:








E sobre o uso da câmara obscura ( oscura), questão que ainda se coloca:





E a questão da alteração de quadros originais, ocorrida após a morte do pintor e descoberta em 1979:

Nos anos 40 do século XX outros flamengos, mais a sul, lançaram uma revista de "ilustrações" que fez durante décadas as delícias de crianças e adultos "dos 7 aos 77", continuando a veia artística, na vertente popular daqueles mestres da região flamenga. 

A história de tal revista foi contada em 1996 por um conterrâneo daqueles, Jean Van Hamme. A obra em dois volumes está esgotada mas ainda se pode encontrar na internet:








Onde é que estes mundos artísticos se cruzam de algum modo e se justifica a mistura dos assuntos? Nisto:



Um falsário que durante a IIGG vendeu a Göering um suposto quadro de Vermeer e em 1945 foi denunciado como colaboracionista. Teve que provar que era um falsificador de arte e para tal, falsificou, perante testemunhas, um...Vermeer.

No caso daqueles flamengos que fundaram o Tintin, na Libertação de Setembro de 1944, alguns foram acusados de colaboracionismo com os alemães, durante a Ocupação, incluindo Hergé e consequentemente impedidos de trabalhar e alguns mesmo condenados. 

Foi necessário apresentarem um "certificado de civismo"...

Sem comentários: