segunda-feira, julho 20, 2009

O Homem na Lua

imagem da revista Visão história, edição especial deste mês.

20 de Julho de 1969, há quarenta anos atrás, era Domingo. A RTP, preparava-se a transmissão de um acontecimento espantoso na história da Humanidade: a chegada do Homem à Lua. A emissão da RTP ainda hoje perdura na memória, como um dos acontecimentos marcantes do calendário do Tempo que vivemos.

O pivot dessa emissão, memorável, foi José Mensurado que tem multiplicado as entrevistas sobre esses dia e o seu trabalho televisivo que infelizmente não ficaram gravadas, por serem em directo.

No Diário de Notícias, de Sábado, conta que passou longas horas nessa emissão em directo, desde o momento em que se anunciou a alunagem do LEM, ocorrida às 20h, 17m e 40 s. ( TMG, mais uma hora em Portugal) ainda no dia 20.7.1969, até algumas horas depois da saída do primeiro Homem a pisar o solo da Lua, Neil Armstrong, às 2h 56m e 20s. TMG.
O seu ponto para a emissão da noite foi Walter Cronkite ( falecido na Sexta-feira passada), da CBS, que o pivot português apanhava em directo via satélite. Cronkite estava acompanhado de vários cientistas em estúdio que iam explicando o que se passava e Mensurado aproveitava e traduzia. Passados 40 anos fico a perceber como é que José Mensurado estava tão bem informado, coisa que na época me espantou...

Mensurado ( perseguido na RTP por um certo "Maquiavel à moda do Minho" , na pessoa de um certíssimo Proença de Carvalho no tempo da AD), conta agora que leu em directo um texto de Norman Mailer "fabuloso", sobre a conquista do espaço pelos americanos.

Sobre o artigo, "escrito pouco antes", a propósito do foguetão Saturni V e o lançamento em cabo Canaveral, como conta Mensurado ao DN, nada encontrei.
O que achei após aturada procura, foi o relato do passeio lunar, feito pelo mesmo Norman Mailer, num artigo, em três partes, publicado pela Life magazine de...29 de Agosto desse ano. ( Não terá Mensurado confundido a leitura desse artigo numa outra missão espacial, posterior? É que em 19 de Novembro desse ano, a Apollo 12 também alunou e foi outra maratona televisiva).

Norman Mailer dedicou ao assunto da conquista do espaço, pelos americanos, vários artigos. Sobre o primeiro passeio lunar escreveu assim :

“Armstrong and Aldrin were to do an EVA that night. EVA stood for Extra Vehicle Activity, and that was presumably a way to describe the most curious steps ever taken. It is one thing to murder the language of Shakespeare - another to be unaware how rich was the victim. Future murders stood in the shadow of the acronyms. It was as if on the largest stage ever created, before an audience of half the earth, a man of modest appearance would walk to the centre, smile tentatively at the footlights, and read a page from a data card. The audience would groan and Beckett and Warhol give their sweet smiles.”





















imagens do DN e da Life.

Sem comentários:

A obscenidade do jornalismo televisivo