quarta-feira, outubro 08, 2014

Roma não paga a...bla bla bla.

Económico:

Zeinal Bava renunciou esta terça-feira à presidência da empresa de telecomunicações brasileira Oi, revelou a empresa, num comunicado enviado às redações.

O diretor de Finanças e de Relações com Investidores, Bayard De Paoli Gontijo, assumirá temporariamente o cargo, até que o conselho de administração da companhia decida quem indicará para o posto.

O financiamento de quase 900 milhões de euros da Portugal Telecom (PT) ao Grupo Espírito Santo ainda está a ter impacto na fusão entre a operadora de telecomunicações brasileira e a portuguesa. Além de ter enfraquecido a posição dos acionistas portugueses na operação, também fez com que Bava perdesse a confiança dos brasileiros.


O magnífico gestor publicitado Bava saiu da Oi depois de ter saído da PT. Espero que saia de Portugal.  Depois do que por cá fez, pode muito bem ir dar uma curva ao bilhar grande.

Em complemento biográfico é interessante ler o que a Visão escrevia em 2008, altura da chegada do executivo dos "mercados" à empresa de telecomunicações.

Uma parte diz assim:

 Zeinal Bava chegou à PT sem ligações políticas, mas também neste ponto soube construir uma teia que lhe granjeou apoios no Governo e na oposição. Deu emprego aos filhos de António Guterres, Teixeira dos Santos, Marcelo Rebelo de Sousa e Esteves de Carvalho. O filho de Jorge Sampaio também esteve no grupo, na área internacional.

O que é que isto significa? Que o Bava é um génio da adaptação. Um perceptor de poderosos de circunstância e de feitio camaleónico, parece. E que mais parece? Que Portugal não saiu do terceiro mundo, desde os anos noventa, altura em quenos prometeram a entrada triunfal no clube europeu.

A cada dia que passa, as revelações sobre o nosso Estado são de confirmação do pior que muitos pressentem: as três bancarrotas que tivemos em menos de 40 anos, sempre com salvação in extremis, devem-se a estas pessoas. Sim, a essas cujos nomes estão aí, na praça pública da nossa desgraça colectiva. A tragédia é que são incapazes de o reconhecer e sairem pela esquerda baixa da vergonha que não têm. Para piorar o panorama ainda veremos nos tempos mais próximos, os fautores da tragédia a aparecerem como salvadores.

Espero para ver o comentário de uma destas personagens-chave, no Domingo à noite na TVI. E que lhe lembrem que o filho arranjou emprego na PT pela mão de Bava, segundo se diz.

Por outro lado espero que esta noção se alargue a uma maioria significativa de pessoas para podermos mudar realmente o figurino de Portugal.
Esta pequena crónica de um professor universitário ( de Direito) no i de hoje, permite julgar que lá vão aparecendo mais alguns que vêem o que tem que ser visto e o escrevem, porque até agora não o faziam. O sistema não lhes dava voz e para isso lá estava o Bava e outros ( BES) a impedir, comprando espaço publicitário a rodos, como mecenas em mercado monopolista e capando veleidades de astérixes. A presente conjuntura talvez permita o aparecimento da vozes que contem a verdade, principalmente na televisão. Contudo, as notícias recentes, sobre um tal Nilton na RTP1 a convidar uma Isabel Moreira e uma Raquela Varela para um espectáculo informativo a pagar por todos, deixa prever os piores prognósticos. Já temos sonsas que cheguem na televisão. A começar pela Lourenço.


6 comentários:

Floribundus disse...

na qualidade de contribuinte agradeço a demissão de todos os gestores públicos,
dos politicos de esquerda
e de muitos do centrâo

mais agradecido fico se emigrarem para a zona do ébola a título definitivo

Floribundus disse...

título de filme do rectângulo

'e tudo o socialismo levou !'

Floribundus disse...

Insurgente

A OPA da Sonae “não valorizava suficientemente os activos” da PT

Sócrates diz que negócio PT/Telefónica foi acordo “excelente”

É urgente impedir OPA da Sonae à PT

JC disse...

Vi um bocadinho desse programa do MIlton com N.
Também lá estava a Manuela Moura Guedes.
Não consegui ver mais que 2 ou 3 minutos porque me faz grande comichão ver e ouvir a filha do ex-ministro de Salazar e a Varela a falarem.
Muita mesmo.
Deu apenas para ficar com a ideia que a filha do ex-ministro de Salazar está anorética.
No corpo e nas ideias.

Zé Luís disse...

O indiano sempre soube cultivar amizades que fazem expandir negócios mesmo cooptando filhos alheios

JReis disse...

Eu acrescentaria mais aquilo que escreveu Luís Gonçalves da Silva. Aquilo que todos aqueles figurões fizeram à PT é um crime de lesa a Pátria que deveria ser severamente punido. A PT foi construída com o dinheiro de todos os Portugueses e seria exigível que depois da privatização tudo fosse feito para assegurar donos Portugueses. Em vez disso serviu apenas para distribuir até fartar vilanagem pelos apaniguados do costume e o preço a pagar por isso é as entidades reguladoras permitirem praticas desprezíveis e manhosas para com os consumidores conforme descreve Luís Gonçalves da Silva. Hoje em dia, a PT em Portugal é uma empresa descredibilizada e à deriva, sem uma liderança equilibrada e cujas operações são asseguradas provavelmente na sua grande maioria pelo outsourcing a quem o pessoal da PT tudo de mal permite. Este caso da PT ficará como expoente de como o compadrio e a falta de patriotismo destruíram uma empresa de quem os Portugueses muito se orgulharam no passado. É também um exemplo do porquê desde o 25 de Abril o nosso país conta já com três visitas do FMI e de como o nosso povo seduzido por trampas continua a aceitar os mesmos personagens. A essa gente só posso dizer «saiam da frente!!»

A obscenidade do jornalismo televisivo