quinta-feira, fevereiro 21, 2013

A filosofia dos negócios de remédios e o estudante-trabalhador


Esta página do Correio da Manhã de hoje dá conta de coisas que os restantes media nacionais não querem saber. Não querem saber disto, como não querem saber de muitas outras coisas que envolvam antigos governantes, como José Sócrates. Por um estranho fenómeno siciliano o silêncio tem sido de ouro e a omertà prevalece no meio mediático nacional, cada vez mais vergonhoso e inenarrável, com grande destaque para as tv´s. Haverá um pizzo ideológico ou de estranhos afectos que tenha sido cobrado?
O que a notícia relata é a existência de uma firma de medicamentos, multinacional e com sede na Suíça - Octapharma- que tendo interesses e negócios a resolver na América latina, mormente no Brasil, reuniu com o ministro da Saúde do governo brasileiro, com a participação do antigo primeiro-ministro que se apresentou aparentemente como "intermediário" ( de quê e de quem e porquê?) assim mesmo, na reunião: "ex-primeiro-ministro de Portugal". Assim mesmo não se dera o caso de alguém não saber...
Não se pode dizer que seja uma première, uma vez que num ano que já lá vai, em que o mesmo era ainda primeiro-ministro deixou a marca de água do cargo exercido em nome do povo português, numa montra de uma loja de roupa de super luxo, em Los Angeles. Também  nessa altura os media nacionais, com excepção da TVI e por um acaso, nada se interessaram pelo assunto. Pelos vistos seria da vida privada do "prime minister of Portugal" deixar o nome numa montra americana de uma loja de roupa. Idiossincrasias dos nossos media.

Agora o que temos é qualquer coisa de substancialmente diferente. José Sócrates virou caixeiro viajante por conta de uma multinacional farmacêutica suíça. Lá se foi a filosofia na Sciences Po.
Provavelmente quer imitar um Blair ou um Clinton ou outros que tais e que assumem cargos de consultadoria, geralmente muito bem pagos, para prestar serviços a empresas privadas de grande dimensão, e que lhes aproveitam os conhecimentos adquiridos na governação.
Será assim ou será outra coisa mais subterrânea e esconsa? O que é que este estudante de filosofia em Paris, tornado agora caixeiro-viajante, tem para oferecer a uma multinacional e que lhe interesse particularmente ao ponto de o convidar para "intermediário"?  Saber falar português e brasileiro com as pessoas certas? Parece que é a especialidade de um certo Relvas e outros assim...
Veremos. Uma coisa parece certa: uma pessoa assim não aspira a ser presidente da República. E surge outra questão: e então para quê os jantares furtivos com apoiantes indefectíveis?

Aditamento:

o DN também acedeu à notícia que afinal pode ser noticiada porque tem o aval do próprio...e por isso nihil obstat.As tv´s das donas senhoras das redacções já podem falar no assunto que não há problema.Vão falar é um modo de dizer. Saber como é que surgiu esta consultadoria, quanto rende, por que motivo José Sócrates aparece agora como especialista em saúde pública, etc etc, é assunto que as anas lourenços nem querem saber. E no fundo, para quem é, bacalhau basta. Ou  remédios, no caso.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates confirmou ao DN que é desde o dia 1 de Janeiro o presidente do Conselho Consultivo do grupo farmacêutico Octapharma para a América Latina. Segundo José Sócrates, esta é uma actividade que exerce "a par dos seus estudos em Paris"
No seguimento de uma notícia hoje divulgada na imprensa portuguesa, a multinacional suíça esclarece que o ex-governante "foi convidado há cerca de oito meses para exercer funções" na empresa.
Funções que, adianta, "não envolvem qualquer actividade em Portugal ou qualquer actividade de âmbito comercial". Segundo a farmacêutica, Sócrates ocupa desde "o dia 1 de Janeiro de 2013 o lugar de Presidente do Conselho Consultivo da Octapharma AG para a América Latina".
Quanto à deslocação de José Sócrates ao Brasil, a Octapharma refere que "foi neste quadro que participou, a pedido da empresa, numa reunião no Ministério da Saúde brasileiro". Uma actividade que, diz a empresa, "visa o aconselhamento da empresa em diversas matérias ligadas a saúde pública".

Tudo normalíssimo: ex-primeiro-ministro. Multinacional famacêutica. Consultor para a América latina. Os estudos continuam, em Paris. Bate tudo certo, nisto? Bate, bate.

17 comentários:

Unknown disse...

O que dirá sobre isto o nicolau artur baptista da silva santos?...

josé disse...

Diz nada aos costumes...é apenas um opinante. Ahhahah!

José Domingos disse...

Os merdia, cá do burgo, não devem falar do monsieur pinto de suza, um dia destes, vai aparecer por aí, puro e emaculado, com mais 150000 postos de trabalho, no bolso
Agora é obrigatório falar do senhor cardeal, do escãndalo da pedofilia, da homosexualidade, que grassa na igreja, fascista, a grande culpada da fome em Portugal, porque se houvesse respeito pela constituição, não havia fome, nem desemprego, só manhãs radiosas a ouvir Grãndola vila morena. Não sei porquê, quando escrevi, escândalos, lembrei-me deste deputado europeu,Daniel Marc Cohn-Bendit, agora verde, que já foi conhecido, como o Dani vermelho, e.......
isto não interessa, aos merdia.

Floribundus disse...

quando ganhou as primeiras eleições legislativas a única coisa que disse é que ia liberalizar os medicamentos,
ou seja
retirá-los do circuito da saúde para serem comercializados em qualquer tasca

nem ao de leve se falou do relatório do BdP onde este mostra o superavit das contas externas
facto que mostra que a indústria cumpre e credibiliza os juros baixos

a Igreja é hoje o 'bombo da festa'

'aqui há ratos'

JC disse...

"Segundo José Sócrates, esta é uma actividade que exerce "a par dos seus estudos em Paris"

Deve-lhe ter sido concedido o estatuto de "estudante-trabalhador"...

zazie disse...

"estudante trabalhador"

ahahahahhahaha

josé disse...

É um achado. Vou copiar para o título...ahahahah!

hajapachorra disse...

Nada de extraordinário: todos os cábulas do meu tempo acabaram delegados de propaganda médica. Na origem da notícia também não há qualquer mistério: a Octopharma não precisa do sujeito para nada porque ele é manifestamente imprestável, apenas devolve favores antigos, por intercessão de alguém que com isso também ganha. A notícia é pura propaganda do sujeitinho, como se vê pela reacção dos seus compichas: ora vejam lá como fica tudo explicado, o homem desde 1 de Janeiro tem um emprego, tem meios de subsistência... Ao contrári odo que possa parecer, Relvas é muito mais perigoso, faz parte de uma pandilha, o engenheiro socrates é um homem só que prendeu muita gente pelas partes baixas. Apenas isso.

hajapachorra disse...

Não, ele não tem o estatuto de trabalhador-estudante, tem um muito melhor, o de dirigente associativo, que, por lei, permite ao, digamos, estudante fazer exames se e quando lhe apetecer. Portanto, atenção, não é ex-dirigente associativo...

hajapachorra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
hajapachorra disse...

E sejamos precisos: não existe o estatuto de estudante trabalhador, o que existe sim, e faz toda a diferença, é o estatuto de trabalhador-estudante.

Mani Pulite disse...

De OCTOPULHAS percebe o gajo.

Carlos disse...

Credo, o "jornaleiro da bola" acertou uma?

Unknown disse...

TUDO EXPLICADO

««« Quanto à deslocação de José Sócrates ao Brasil, a Octapharma refere que "foi neste quadro que participou, a pedido da empresa, numa reunião no Ministério da Saúde brasileiro". Uma actividade que, diz a empresa, "visa o aconselhamento da empresa em diversas matérias ligadas a saúde pública". »»»


A Octapharma, explicando que só um primeiro-ministro doido por um canudo de engenharia,um milionário estudante de filosofia e doutor em impunidade, tem competência para aconselhar no Brasil um governo que tem sido um caso de polícia.

Gonçalo Soares disse...

O Sócrates, quando for grande, quer ser José Dirceu.

http://www.escolalivredejornalismo.com.br/wp/wp-content/uploads/2008/09/o-consultor.pdf

jbp disse...

A mesma que gritava aos sete ventos no incidente com o Ministro Miguel Relvas esta semana no ISCTE é nada mais nada menos que Assessora do Grupo Parlamentar do PCP!!!!

https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/421783_3905202408266_1263504096_n.jpg

Mário Rodrigues disse...

Caro José

Não olvide que José Sócrates tem no currículo uma pós-graduação em engenharia sanitária.

E como vendedor de banha da cobra bem merece um doutoramento.

A obscenidade do jornalismo televisivo