segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Bento XVI resignou. Desde o séc. XV que tal não sucedia.

Expresso online, a alocução de resignação do Papa, na íntegra:

Convoquei-vos para este Consistório, não apenas para as três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado a minha consciência repetidas vezes, perante Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são apropriadas a um exercício adequado do ministério Petrino.

Estou bem consciente de que este ministério, devido à sua natureza essencialmente espiritual, deverá ser levado a cabo não apenas com palavras e actos, mas não menos com oração e sofrimento. Contudo, no mundo de hoje, sujeito a tantas mudanças rápidas e abalado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e proclamar o Evangelho, requer-se força tanto à mente como ao corpo, força essa que se degradou em mim, nos últimos meses, de tal forma que tive de reconhecer a minha incapacidade para exercer de forma adequada o ministério que me foi confiado.

Por esta razão, e bem consciente da gravidade deste ato, declaro com total liberdade que renunciou ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pelos Cardeais a 19 de Abril de 2005, de modo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20 horas, a Sé de Roma, a Cátedra de São Pedro, ficará vaga e terá de ser convocado um Conclave para eleger o novo Sumo Pontífice, por aqueles que têm essa competência.

Queridos Irmãos, agradeço-vos muito sinceramente todo o amor e o trabalho com que me apoiastes no meu ministério e peço perdão por todos os meus defeitos. E agora, confiemos a Santa Igreja ao cuidado do Nosso Supremo Pastor, o Nosso Senhor Jesus Cristo, e imploremos à sua santa Mãe Maria, para que dê assistência aos Pais Cardeais com a sua dedicação maternal, na eleição do novo Supremo Pontífice. No que me diz respeito, também desejo servir devotamente a Santa Igreja de Deus, no futuro, através de uma vida dedicada à oração.

Do Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013

BENEDICTUS PP XVI 

 
Aditamento em 12.2.13:

Um fotógrafo oportuno, da agência Ansa, captou este instantâneo espectacular, ontem, no Vaticano. Tal como aqui se escreve, Bento XVI tem sido um Papa formidável. 



 

29 comentários:

Floribundus disse...

o Cardeal Patriarca de Lisboa proporcionou-me estadia em Roma como enviado da Diocese quanto ao contributo mensal. proporcionou-me igualmente a possibilidade de investigar no Arquivo Secreto e na Biblioteca Apostólica durante vários meses. disse-lhe qual era a minha situação religiosa.
pude publicar 2 livros que lhe dediquei.

assisti as cerimónias do falecimento de João Paulo II e à eleição deste Papa. devido ao aperto ficou tremida a foto que tirei quando apareceu à varanda.

tive o privilégio de me incorporar numa visita aos jardins e palácios. e de assistir à incorporação da Guarda Suiça no pàtio de São Dâmaso.

ao sair da Porta Angélica assisti à mudança dos 'tarecos' feita por Bento XVI. eram mais os livros que a roupa. parecia as minhas mudanças. só tenho um corpo.

a Igreja perde um intelectual no verdadeiro sentido da palavra.

raros sabem retirar-se na devida altura

espero que o próximo seja de fora da Europa

a disse...

Na SICN está uma senhora do Movimento Nós Somos Igreja a dizer que este santo afinal perseguiu os «teólogos da libertação», dialogou com os «extremistas de direita dentro da IC» mas não com movimentos como este, e refere-se à sua posição sobre os escândalos da pedofilia, entre outras questões.
Esquerdalha jornaleira pá.

zazie disse...

Foi o maior Papa que acompanhei em vida.

tenho muita pena que se tenha retirado mas ele lá sabe e, sem saúde nem cabeça à altura, fez bem.

Floribundus disse...

a teologia da libertação é 'conversa para boi dormir'.
foi a europa latrina que a incentivou: mistura de maio 68 e che

a disse...

América (?) latRina lá isso foi, tendo em conta a qualidade dos dejectos nazis que lá foram parar depois da guerra, sob protecção de ditadores católicos.

Também deve ser conversa para boi dormir aquela história da directiva de 1962 sobre o "crime de solicitação", que este senhor cumpriu até 2001, cuja interpretação permitiu encobrir os crimes dos pedófilos.
Molestar crianças, que é isso comparado com a imagem da Santa Igreja Católica?

Já agora, aquelas histórias antigas do que os padres faziam aos miúdos nas sacristias, no tempo do Salazar, também devem ser alucinações da comunagem.

a disse...

Teria o Ditador Santo conhecimento da directiva?

naoseiquenome usar disse...

Bento XVI: dogmático, conservador, inteligente e sábio. Porem, tornou a ICAR ainda mais opaca e elitista, afastando muitos cristãos( sim, porque para mim, ser cristão é um modo de vida e não um assistir a missas e renuncias em latim) E não é que afinal, renuncia, contrariando toda a auctoristas proclamada?!

muja disse...

Encobrir os crimes dos pedófilos... Que santa indignação quando alguns homens da Santa Ingreja revelam a sua limitação de homens e corroboram assim pelas suas acçoões que todos somos pecadores e todos sucumbimos às tentações, umas piores que outras: nada mais justo.

Interrogo-me onde, porém, diz que os homens da Santa Democracia, embora quase perfeitos como toda a gente sabe, podem cair nessas tenebrosas tentações sem que mal de pior lhes resulte ou deva resultar.
Pois que é certo nunca ter eu visto, nem confissão, nem arrependimento nem justa punição ser-lhes aplicada.

Ao menos o Sumo Pontífice tem a decência de abandonar o lugar, legando a instituição que chefia em condições não piores do que quando a herdou.

Os pontíficos democratas, além de apreciadores da tenra idade (certamente para lhes mostrar as doçuras da liberdade democrática), não arredam pé sem nos arruinarem primeiro.

Quem vos não conhecer que vos compre.

Floribundus disse...

a Praça é linda à noite mesmo sem relâmpagos

1971 Cité em Paris um Padre da 'libertação' regressado de Roma replicou aos meus comentários
'ma che c'entra Dio nella mia vita'.
a frase ficou gravada para sempre n minha memória

dizia um niilista 'Deus morreu, tudo é permitido'

o carnaval vai continua na assembleia com o regresso do 'resto de nada'

Arnatron disse...

Esse Raio Significa O Começo da Tão Necessária Higienização Do Vaticano, para que os Assassinos de João Paulo I sejam finalmente Expulsos e, a Igreja retorne aos Tempos De Christo ... e Deixe de Ser O Apoio Principal Dos Vampiros e Ladrões da Banca Internacional ...

josé disse...

Arnatron:

Teorias de conspiração a mais...

Arnatron disse...

Têm Toda A Razão ... É A Sua Verdade ... Aceito E Respeito ... Está Completamente Correcto ... A Verdade Não Existe ... Cada Um Têm A Sua ... Todas Correctas ... Ou Erradas ... Todas As Perguntas E Respostas Estão Erradas ... Ou Certas ... É Indiferente ... Tudo Nesta Densidade É Relativo ... Só Olhando Para Dentro De Nós ... Podemos Sentir ... Se Tivermos Capacidade Para Isso ... Sem Medo ... Em Paz ... Silêncio ... E Harmonia ... Aquilo Que Somos ... Ou Que Sentimos Ser ... Tudo Depende Do Ângulo De Incidência ...

josé disse...

Podemos pegar apenas numa: o pretenso homicídio do Papa João Paulo I em 1978.

A conspiração tem todos os ingredientes para ser verdadeira. Só que pode não ser e parece-me que não
é. "A mim me parece"...

Floribundus disse...

andaram a ler 'em nome de Deus' de David Yallop da Dom Quixote.

assustaram-me tanto sobre o Vaticano que ao ver a Guarda Suiça na Porta Angelica pensei que ia entrar numa zona infernal cheia de laboratórios para fabrico de bombas, punhais, venenos.
rebolo-me a rir destas e doutras situações.

depois de 200anos de iluminismo a culpa ainda é dos padres.

arrium porrium

a disse...

Muja, ao contrário da ICAR, a "democracia" não é guiada pelo Espírito Santo mas sim por simples homens. Quem não vos conhecer que vos compre: invocam a fraqueza dos homens só quando vos convém. Fazias mais pontos se me viesses com o argumento da infiltração satânica - sempre é mais coerente do ponto de vista religioso (que eu respeito).
Já agora, lembrem-se de pedir desculpa aos outros CRISTÃOS que trucidaram ao longo dos séculos.

Fernando Tavares disse...



















Caro José
Gostaria de dar uma opinião muito pessoal, sobre o assunto em causa.

A foto, mostra o pavimento molhado, aliás se repararem bem na foto, cai chuva no momento, até a lente da máquina o demonstra, por isso o céu não estaria muito sereno...Um flagrante exemplo de "notícia de ocasião"!

A percepitação de ontem via metereologia Italiana, em Roma, ( 0 mm) de chuva!

Quem sou eu, para avaliar semelhante milagre, sendo eu católico romano, mas no meu entender, não passa da junção de uma declaração, ( do cardeal Angelo Sodano) e a oportunidade de em arquivo existir esta foto que tem todo o mérito, diga-se, mas está fora do contexto que lhe querem dar.

Aceite os meus melhores cumprimentos;

fernando tavares

Floribundus disse...

david yallop escreveu
the power and the glory
a denegrir a imagem de João Paulo II.

cheira-me a demasiados crimes para tão pouco tempo.

em Roma acontece como em Lisboa de quando em vez passa uma nuvem não detectada pela meteorologia e pumba.
comprei 5 guarda-chuvas a um Asiático que surgia na ocasião própria

zazie disse...

Que contexto é que lhe querem dar, para além da fotografia?

zazie disse...

Ah, a dos maluquinhos das teorias de conspiração.


Mas esses são maluquinhos.

Floribundus disse...

Cara Zazie e Caro Amigo
ainda sobre os livros humorísticos sobre o Vaticano
Eric Frattini; a Santa Aliança. 5 séculos de espionagem do Vaticano, Campo das letras

Pedro Marcos disse...

Aposto num nome: Peter Turkson.
E porquê?


Arnatron disse...

Zazie Têm Toda A Razão Os Maluquinhos Da Teoria Da Conspiração São Mesmo Malucos E O Sou Com Muita Honra e Dignidade e Se Puder Contribuir ... Em Paz ... Para Que Os Canalhas e Ladrões Que Puseram O País No Fundo Desde O 26 De Abril De 1974 ... Dia em que A Democracia do Gamanço Foi Criada ... Não 25 ... Agora Apadrinhada Em Grande Pelo Burguês Saltitão Do Electricista, Mais A Sua Organização Promotora De Greves Selvagens, Que Querem Pôr De Rasto O Que Resta - PS - Os Bancarrotas, Tão Desejados No Poder Outra Vez Pelos Banqueiros, Que No Tempo Do Botas Não Se Atreviam A Fazer O Que Agora Fazem - PSD - Facção Cavaco ... E Não Só ... O Faço com Muito Gosto ... Acredite ...

José a Conspiração No Assassinato De João Paulo I Entre O Cardeal Villou e em que o Artista que Agora se Apeou Deu a Sua Perninha ... Ao Que Dizem ... Com A Máfia Ligada Ao Banco Ambrosiano, À Loja P2, Ao Banco Do Vaticano Grande Accionista Em Empresas Ligadas Ao Sector Do Armamento, Liderado À Época Pelo Cardeal Paul Marcinkus, Que Foi apeado Depois ... Não Lhe Diz Nada? Ou É Também Uma Teoria Da Conspiração Criada Por The Goldfather III ? ...

A Ligação Ao Raio ... É Simbólica ... Simplesmente ... Mas O Fogo Queima ... Mesmo ... Para Que Nova Vida Possa Ser Criada ...

O que É Certo É que o Anti-Comuna do João Paulo II Não Teve a Coragem De Continuar A Limpeza Tão Necessária Do Vaticano Que Albino Luciani Teve ... Não Sou Católico, Mas Chorei Nesse Dia ... Meteu As Reformas No Saco ... E Por Isso Não Lhe Limparam O Sarampo Também ... Honra Lhe Seja Dada Na Contribuição Para O Fim Dessa Ideologia Abjecta Que Pomposamente Era e É Designada De Comunismo ... Institucionalizada Pelo Banqueiro Rothschild Que Armou O Louco Do Vladimir Ilyitch Uliánov ... Mas Isso São Também Teorias Da Conspiração ... e Por Isso Não Lhe Ligue ... É Que Sou Como Já O Afirmei - Maluco ... Fique Em Paz!

zazie disse...

Este robot está programado a maiúsculas.

Arnatron disse...

Têm Toda a Razão ... Sou Mesmo Um Robot ... Mas Antes Um Robot ... Do Que Um Ou Uma Zombie Hipnotizada ... Fique Em Paz! ...

Kaiser Soze disse...

Tenho algumas dúvidas que o Papa tenha saído, efectivamente, pelo próprio pé.

Há 8 anos, quando foi eleito, a impressão com que fiquei foi que o Vaticano estava com ideias de eleger um Papa preto (a palavra "negro" dá-me urticária porque tenho tendência a usá-la por força de politiquice e parece-me, por isso, racista) mas não teve coragem para o fazer; escolheram, então, um velho que teria um papado curto para, depois, darem esse passo.
Bento estará a durar mais do que o previsto e terão achado que chegou a hora.
Esta impressão com que fiquei está de acordo com o Papa tido como "front runner".

Quanto a sentir-lhe saudade ou não...
Bem, não sinto saudades de quem, em África entendeu defender o não uso do preservativo ou escamoteou, tanto antes como depois de ser Papa, a pedofilia.
Dir-me-ão que a culpa é da fossilizada igreja católica e eu até concordarei mas quem a encabeça sabe ao que vai.

Ricciardi disse...

O papa, verdade seja dita, é um intelectual notável.

Mas não é, não foi, o Líder da Igreja. Não tem, manifestamente, essas caracteristicas. E sem elas, um papa, serve de pouco... excepto teorizar sobre a teologia.
.
Quer-me parecer que Cristo não seria assim, ensosso como o Bento XVI, indiferente para as pessoas comuns que pretende liderar.
.
Era, obviamente, um papa previsivelmente com um papado curto em face da idade.
.
Mas cabe, agora, constactar que este papado não inverteu o processo de decadência da Instituição. Nem de perto, nem de longe. A juventude, da idade dos meus filhos, pura e simplesmente não frequenta a Igreja. A Religião e Moral é facultativo e quase todos os jovens optaram por não se matricularem nessa disciplina. Ora, estes deviam ser os assuntos primeiros a serem tratados.
.
A continuar assim a Igreja transforma-se acelaradamente naquilo em que se transformou o Zoroastrismo que, tambem ele, depois de 1000 anos de sucesso sucumbiu de supeton.
.
O que está imparável é o Islamismo.
.
O proximo papa tem de se interessar por coisas menos intelectuais e mais terra-a-terra. Ser mais coração e menos razão. E, em vez de se preocupar em capturar novos fieis nos protestantes ou até melhorar nas asias o catolicisimo, dizia, o proximo papa tem de chamar os jovens do ocidente. Rapidamente.
.
Rb

zazie disse...

Já não há pachorra para tanto Zoroastro metido a martelo, ó Morgadinho da Cubata.

Isso foi passado pelo judeu do Norman Cohan e agora tudo papagueia e nem percebe como ele adulterou.

Ricciardi disse...

Desconheço esse sujeito.
.
Mas, olha, num dos livros do Bento XVI ele diz precisamente isso que eu acima disse. Que a decadência do Zoroastroismo se deveu, em boa medida, às mesmas causas que parecem estar agora a decorrer na Igreja Católica. É este tipo de análise que eu aprecio no actual papa.
.
Ele sabe bem, porque estudou o que se passou com outras grandes religiões, que a podridão do clero e os interesses distintos dos objectivos ecumenicos de então levou à ruína da única e primeira grande religião monoteista - o zoroastroismo - aonde a Igreja católica se inspirou nos principais conceitos religiosos.
.
E alertou este papa a Igreja que o caminho actual é semelhante ao caminho de então.
.
E o que eu te digo é que, se vires bem, a juventude actual está completamente fora do catolicismo.
.
Não participa, não conhece minimamente a história religiosa, nem se interessa em conhecer e, muito importante, vêm no papa uma figura sem interesse ou autoridade.
.
E se não for essa a luta prioritária, a Igreja definhará até à insignificancia. E rápidamente. No espaço de uma geração.Pelos menos no ocidente. Nunca isto foi visto nesta magnitude.
.
Em suma, ou o próximo papa se distingue por voltar a recuperar a juventude do ocidente ou perdê-la-à para outras correntes religiosas ou, inclusivamente, para o ateismo militante.
.
Ele, durante o seu papado, esteve preocupado com o crescimento do ateismo. Mas nada foi feito para contrariar a coisa. Nada. Apenas aponta o defeito, não o tenta corrigir. Pelo contrario, vejo a Igreja quieta demais, a aceitar que os governos dos vários países legislem livremente a perversidade dos valores essenciais católicos. A começar no aborto.
.
Rb

Ricciardi disse...

Olha a Opus Dei que o PA anda a acarinhar. A maioria do clero nunca foi favoravel à integração da Opus na Igreja.
.
Isto foi politica e considerandos economicos. O banco do Vaticano (ambrosiano?) que estava para abrir falência (e com escandalos de elemntos do clero que seriam tornados publicos - diz-se, lavagem de dinheiros negros) foi salvo por dinheiros da Opus Dei. A contrapartida foi a sua integração na Igreja.
.
Foi, na minha opinião, um erro de Joao paulo II. Compreendo que ele precisasse da massa e que a ideia era preservar a imagem do clero, mas caramba, se se entrar por esses caminhos a coisa torna-se preocupante e cai, exactamente, naquilo em que caiu o clero zoroastroista.
.
Rb

A obscenidade do jornalismo televisivo