quarta-feira, outubro 23, 2013

Portugal, 1972: o país que poucos conhecem

A revista Observador, em 1972 mostrava a realidade do nosso país como os Rosas&Pereira da actualidade não gostam que lhes diga como era. Para estes, Portugal era um país miserável, pobre, triste, bisonho e fassista, acima de tudo.

A realidade, essa, era diferente, como a revista mostra e poucos conhecem.

Por exemplo, como funcionava o serviço dos correiros dos CTT?  Em 22 de Setembro de 1972 a revista mostrava assim a empresa (que passou a ser empresa pública em 1970 e agora vai ser privatizada...) :

E as modas como andavam? Na mesma revista dá-se conta de um "inquérito" sobre o mundo das lojas de moda de Lisboa. É ler o que diziam os proprietários ( Loja das Meias, Eva e Janina, por exmplo):

 E o "país real" no Porto, como era, na Indústria metalomecânica? Algo que a maioria das pessoas nem sonha que havia...mas o Observador de 3 de Setembro de 1971 mostrava. Os antifassistas de algibeira, nessa altura andavam a pôr panfletos revolucionários por debaixo das portas e depois borravam-se todos com medo em ser presos. No fundo, queriam acabar com isto que a revista mostra.



Era esta a "miséria" do fassismo...

Questuber! Mais um escândalo!