terça-feira, janeiro 13, 2015

Com que então somos todos Charlie, hein?

Em Agosto de 1975 duas publicações francesas, para além do mais, deram este destaque ao que então se passava em Portugal, com a Esquerda em Prec :

Primeiro, o Paris-Match de 23 de Agosto que mostrou uma manifestação em Braga, em frente da Sé Catedral, com o arcebispo D. Francisco Maria da Silva a dirigir-se à multidão reunida para lutar pela Liberdade e contra as "amplas liberdades" que a Esquerda  queria para Portugal.


Depois o Charlie Hebdo da semana anterior que mostrava o lado "Charlie" do assunto. Como se pode ver, já nessa altura eram charlies a tempo inteiro...e a liberdade de expressão estava-lhes na massa do sangue. O desenho é de Wolinski, o desenhador de ascendência judaica assassinado a semana passada.
Ao contrário do que é lenda urbana corrente, a imagem caricaturada não é de Mário Soares...

Em  10 de Novembro desse ano foi aprovada nas Nações Unidas uma resolução que determinava que o "  Zionism is a form of racism and racial discrimination". Durou quase vinte anos até ser revogada.

Tal assunto nunca foi capa dos "charlies"...et pour cause.  Não se deve brincar com coisas sérias...
Com os católicos, isso sim.


4 comentários:

Ilidio disse...

Parabéns pela abordagem a este tema.
Foi a Igreja e os demais democratas que impediram a instauração da ditadura comunista em 1975.

Floribundus disse...

fiquei muito admirado com esta caricatura vinda de quem não esperava

José Domingos disse...

É de facto estranho, que tanta liberdade cantada pela esquerdice, enchem a boca com os muçulmanos, os judeus,o budismo e até dizem, e vi á bocado na tv do rato, que é um ataque ao laicicismo.
Quer dizer, uma europa, construída nos valores do cistianismo, onde as igrejas de base católica, fizeram mais pelos povos que as outras todas juntas, é quase tratada como diabólica.
Esta maltinha, pelos vistos, é capaz de renegar a própria mãe.
+

muja disse...

Já se vê que a liberdade de expressão saiu reforçada deste assunto:

http://www.lepoint.fr/justice/charlie-hebdo-dieudonne-en-garde-a-vue-pour-apologie-du-terrorisme-14-01-2015-1896349_2386.php

E o tweet de Jean-Marie:

@lepenjm
1ère décision en faveur de la liberté d’expression réclamée par les millions de manifestants: Dieudonné poursuivi pour un tweet satirique.

A obscenidade do jornalismo televisivo