sábado, janeiro 07, 2017
O obituário adequado...
Proença de Carvalho: "Soares gostava de tudo o que era agradável na vida"
O obituário é de um Sombra do regime e fica tudo dito...
Portugal tem os heróis que merece e este é agora um dos que mais conta. A nossa tragédia nacional também se reflecte nisto.
O José Manuel Fernandes embarca no mito e escreve assim:
Não tenho grandes dúvidas que Mário Soares será julgado pela História da mesma forma. E que nessa altura o que dele recordaremos antes de tudo o mais é o seu papel na defesa da democracia no período revolucionário – quando o PS foi o grande dique que impediu que se concretizasse a profecia de Henry Kissinger, isto é, que se repetisse em Portugal o destino da Rússia em 1917, quando depois de uma revolução democrática (a de Fevereiro de 1917) tudo acabou por soçobrar quando se lhe seguiu uma revolução comunista (a de Outubro). Mário Soares não foi o “Kerensky português” (Kerensky foi o socialista russo que a revolução bolchevique trucidaria), e nesse momento isso deveu-se sobretudo ao seu instinto, à sua coragem e à sua determinação. E, claro, à sua liderança do país que resistia à vertigem revolucionária.
Soares foi mesmo um Kerenski, ao proporcionar ao PCP, a seguir ao 25 de Novembro, a garantia de continuar a mandar na intelligentsia no que se refere à linguagem corrente para designar a História do que se passou antes do 25 de Abril. E isso foi fundamental para termos nos últimos 40 anos um partido comunista que ainda existe quando todos desapareceram na Europa. Foi apenas isso que Mário Soares fez...
Se temos uma Educação que é orientada pelos sindicatos comunistas, a Mário Soares podem agradecer. Se temos uma organização económica sem capital e sem capitalistas como existiam antes do 25 de Abril de 74 ao PCP podem agradecer e também a Mário Soares que o apoiou nisso, aprovando a Constituição de 1976 que tal consagrou durante mais de 10 anos.
Quanto ao 25 de Novembro de 1975 se Mário Soares não existisse, o PCP ( e muito menos a extrema-esquerda que agora se acoita no BE) nunca teria conseguido vencer a Igreja Católica e o povo. É isso que deve ser entendido por quem espalha mitos...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)