domingo, agosto 08, 2021

Weltanschauung para todos

 A palavra alemã Weltanschauung concentra um significado interessante no tema que se expõe a seguir e que me ocorreu após a leitura desta pequena crónica de António Guerreiro  no Público de Sexta-Feira. 


O escrito é algo confuso mas permite entender que a palavra alemã tem um significado que envolve uma certa concepção pessoal ou colectiva, do mundo e das coisas que os ingleses têm uma certa dificuldade em traduzir. 

Lembrei-me disto a propósito de uma entrevista de Pedro Ayres Magalhães ao Observador, na qual conta o que foi a sua aventura musical das últimas décadas, com destaque para dois grupos musicais importantes - os Heróis do Mar e os Madredeus-  e aponta alguns equívocos que o projecto inicial dos Heróis do Mar suscitou entre alguns media da época, particularmente o jornal Sete. 
















Este discurso de Pedro Ayres Magalhães agrada-me e identifico-me com o mesmo. Revela uma Weltanschuung diversa da que a esquerda comporta, mas não se identifica necessariamente com uma direita, seja lá isso o que for. Apenas abrange outros entendimentos da vida e das coisas que a esquerda geralmente não comporta nem compreende e que detesta a priori. 

O artigo e entrevista do Sete em que o cretino do tal António Duarte dava largas à sua particular estreiteza de vistas ideológicas é este:




Curiosamente na mesma página aparece um anúncio ao grupo GNR, do Porto, com um desenho fatela e que nunca suscitou qualquer comentário sobre o eventual fassismo da imagem do mesmo grupo, vá lá saber-se porquê...

Outro discurso do mesmo género e que igualmente me agrada aparece na edição de Sexta do jornal Sol, numa entrevista a um antigo Comando na guerra do Ultramar. 











É bom saber que afinal há mais pessoas por aqui que pensam de modo diverso e têm uma visão do mundo e das coisas, diversa da generalidade das pessoas que komentam e escrevem nos media. 
Afinal o pensamento único da esquerda não tem que ser uma maldição. 

Sem comentários: